Você já ouviu falar no quadro kanban? É uma técnica de organização comumente utilizada em empresas, que permite organizar um projeto visualmente, onde a equipe pode conferir o andamento do trabalho passo a passo. Confira um tutorial de como você pode utilizá-la em seus estudos.
O quadro é dividido em três colunas: “Ainda por fazer”, “em andamento” e “concluído”. Na primeira coluna, você insere todo o trabalho que ainda não fez, os próximos na fila. Na segunda, insere o que está fazendo no momento. E, na terceira, os que já pode dar como encerrados. Se transferirmos o kanban para uma sessão de estudos, podemos dizer que o “ainda por fazer” refere-se às matérias que você ainda vai estudar; o “em andamento”, às que você está resolvendo agora e o “concluído” se refere às que você já finalizou.
O legal do kanban é que, com ele, você pode controlar o andamento das disciplinas: quais você demorou mais para finalizar, em quais encontrou problemas e precisa fazer uma revisão (ou estudar de novo) e quais foram as mais fáceis. É simples: apenas marcar as matérias com canetas de cores diferentes, de acordo com o grau de dificuldade e o tempo que levou para concluir.
Com o quadro, o estudante pode controlar seu avanço no conteúdo: quantos tópicos ainda faltam estudar, quais deles foram mais complicados de entender, quais vão precisar de uma segunda rodada de estudos.