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Como não se portar em uma entrevista de emprego

Confira algumas dicas do coord. do UNIT Carreiras, Guilherme Aragão, sobre o que não fazer para não ser eliminado durante as etapas do processo seletivo

às 11h33
Gestor do UNIT Carreiras, professor Guilherme Aragão
Gestor do UNIT Carreiras, professor Guilherme Aragão
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Para conquistar a vaga esperada, um candidato deve passar por todas as fases de um processo seletivo. No entanto, a entrevista final com o gestor é a etapa mais importante: é a oportunidade de o profissional destacar-se e mostrar o porquê deve ser escolhido para ocupar a posição em questão.

Segundo o coordenador do UNIT Carreiras, Guilherme Aragão, alguns candidatos acabam pecando durante as entrevistas sem nem perceber. “Como estão sendo avaliados a todo instante, perdem a chance de ocupar o cargo pelo qual estão concorrendo”.

Para saber mais sobre como se portar durante uma entrevista de emprego, e como evitar os erros mais comuns, acompanhe algumas dicas do UNIT Carreiras:

NÃO PREPARAR-SE PARA A ENTREVISTA

A entrevista presencial é a etapa mais importante de um processo seletivo. Nela, o candidato tem contato direto com seu futuro gestor. Ou seja, é o momento certo para destacar-se entre os demais concorrentes e conquistar a posição desejada.

No entanto, é preciso estar preparado para o momento, se quer alcançar a vaga e convencer o gestor de que é a escolha certa. Saber responder perguntas como pontos fortes e fracos, experiências profissionais, realizações pessoais e expectativas de carreira é fundamental.

Sempre indicamos que o candidato treine perguntas e respostas antes de comparecer a uma entrevista. Isso ajuda a deixá-lo mais seguro em relação aos questionamentos.

Outro erro comum aos candidatos é não estudar a empresa e os requisitos da vaga para a qual se inscreveu. Eventualmente, o gestor perguntará o porquê do interesse na oportunidade, como está o mercado e as expectativas dentro da empresa – é preciso responder de forma convincente e mostrar que está preparado.

CHEGAR ATRASADO SEM AVISAR

Atrasar-se para entrevistas é prejudicial ao candidato – isso é fato. Mas, em cidades grandes como São Paulo, é comum que aconteçam imprevistos no meio do caminho – mesmo tendo saído com horas de antecedência.

Quando um candidato vai se atrasar para uma entrevista ou não conseguirá comparecer, seja por problemas pessoais ou compromissos acadêmicos, precisa avisar o recrutador ou gestor sobre a situação.

SER MAL EDUCADO

Ser educado significa respeitar o entrevistador e o momento da entrevista. Saber ouvi-lo sem interrupções; falar de forma clara; mostrar-se disciplinado durante o encontro e, em nenhuma hipótese, desinteressado; não utilizar o celular ao longo da conversa; e apresentar-se de forma profissional.

“Cortar” o gestor ao longo da entrevista é um dos principais erros que um candidato comete. É preciso saber ouvir e identificar o momento certo de falar e se posicionar. Além disso, celulares devem estar desligado.

AGIR COM ARROGÂNCIA

Não seja prepotente durante uma entrevista. O gestor não terá uma boa impressão de uma pessoa que tende a falar que é melhor que as outras, mas terá daquela que mostrar que tem conhecimento suficiente para responder aos requisitos da vaga, mas que tem muito ainda para aprender. Sempre indicamos que o candidato aja de maneira natural e educada e que demonstre interesse na oportunidade. Por isso, JAMAIS aja como sendo bom demais para a posição ou para empresa.

FALAR DEMAIS, OUVIR DE MENOS

Sempre pedimos que o candidato analise o momento certo de responder aos questionamentos do gestor. Nunca o “corte”, mas também não fique quieto durante toda a conversa. Perceba o momento certo de se posicionar e expor sua opinião.

Também é necessário compreender o que o gestor realmente quer ouvir com aquela pergunta. Candidatos, às vezes, querem dar respostas muito elaboradas para chamar atenção e acabam se perdendo nas próprias palavras.

FALAR MAL DOS EMPREGOS ANTERIORES

Não existe gestor que interprete bem um candidato que fala mal do seu emprego anterior e até mesmo do seu líder passado. Quando uma pessoa for questionada sobre o porquê deixou a última organização, não deve expor experiências negativas. Basta citar que não se encaixou na cultura da companhia ou, então, que a vaga não respondia às suas expectativas de carreira. Em nenhuma hipótese, o candidato deve enxergar a entrevista como desabafo, e sim mostrar o que aprendeu de bom com as experiências anteriores.

MOSTRAR-SE DESINTERESSADO NA VAGA

Não ser comunicativo ao longo da entrevista pode ser interpretado, pelo gestor, como falta de interesse na vaga. É preciso saber responder aos questionamentos com precisão; desenvolver bem as respostas de forma que não fiquem cumpridas, e sim completas; e saber posicionar-se. Se o candidato possui uma postura desleixada e não responde com vontade, com certeza será eliminado por desinteresse. Gestores precisam enxergar a motivação naquele profissional.

NÃO SER TRANSPARENTE

Um candidato deve ser sincero ao longo de todo processo seletivo. Pois, durante a entrevista com o gestor, será questionado e testado acerca de habilidades que havia citado durante as fases anteriores.

Quando um gestor perguntar algo, o candidato não pode mentir. Se não souber do que se trata, é melhor perguntar, do que tentar contornar com uma resposta incorreta. Gestores compreendem que profissionais podem desenvolver técnicas que ainda não possuem caso consigam a vaga.

Saiba mais no https://pe.unit.br/carreiras/

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