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Metodologias Ativas movimentam curso de Radiologia

A sistemática é baseada na premissa de que o aluno é responsável por conduzir sua vida acadêmica, gerenciando o conhecimento para sua formação

às 15h07
No caso específico, o professor desempenha um papel de mediador do processo, e o centro das atenções, passa ser o assunto abordado, sendo os alunos os protagonistas
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Quando pensamos em um ambiente de sala de aula, vem em mente, a lembrança do professor ostentando seu jaleco, escrevendo a lição no quadro-negro e os alunos concentrados prestando atenção.

Esse é o modelo tradicional de ensino na maioria das instituições, menos na graduação em Radiologia, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, que vem implantando uma série de metodologias ativas como forma de aperfeiçoar e estimular os estudantes a aprenderem na prática.

De maneira resumida, as metodologias ativas são baseadas na premissa de que o aluno é responsável por conduzir sua vida acadêmica, gerenciar de maneira autônoma o conhecimento necessário para sua formação profissional. No caso específico, o professor desempenha um papel de mediador do processo, e o centro das atenções, passa ser o assunto abordado, sendo os alunos os protagonistas.

O coordenador da graduação em Radiologia, da UNIT, prof. Carlos Eduardo, explica o uso das metodologias e destaca alguns exemplos da aplicação das metodologias ativas no curso.

“Todo esforço para aumentar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem é válido, principalmente porque, o perfil do nosso aluno exige a quebra de paradigmas, até pelas necessidades do mercado de trabalho, que busca profissionais dinâmicos e proativos”, ressalta.

– Até o momento, tivemos uma aula na biblioteca, ministrada pela profa. Socorro Dias, onde os alunos do 2º período utilizaram o aplicativo para testes rápidos, Socrative;

– Estudantes do 3º período construíram modelos didáticos de processadores de revelação de filmes radiológicos;

– Na disciplina de Biossegurança, comandada pelo prof. Igor Felipe, os discentes elaboraram um mapa de risco simulado de um laboratório, além de constituir uma Comissão Interna de Prevenção à Acidentes – CIPA, para explicar procedimentos operacionais de biossegurança em uma clínica radiológica;

– Os professores Joelan Santos e Marco Vicente promoveram visitas técnicas juntos com os estudantes a importantes centros de diagnóstico por imagem  e radioterápico;

– Em visita ao PROCAPE, alunos de diversos períodos vivenciaram um pouco da prática em medicina nuclear;

– Utilização de modelos para compreender a tabela periódica dos elementos, em uma aula de Química, sob a responsabilidade da profa. Salvana Costa.

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