Um intenso trabalho de pesquisa realizado ao logo de quatro anos, e o resultado, uma tese de doutorado, a segunda, resultando em um pós-doutoramento. A honraria coube ao coordenador de Extensão e Pesquisa, da UNIT, professor Pedro Paulo Procópio, que acaba de defender sua dissertação na área de Comunicação.
Jornalista por formação, professor e pesquisador por paixão, o educador realizou o trabalho intitulado “As Estratégias de Folkmarketing no São João de Caruaru: uma Análise Sobre as Relações de Empresas Globais com a Identidade Cultural Local no Século XXI”, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.
Durante o processo de execução da tese, Pedro Paulo Procópio conta que teve três papers aprovados em eventos da área, a exemplo do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Regional Nordeste – Caruaru em junho/2016), o Congreso de La Asocición Latinoamericano de Investigadores de La Comunicación (ALAIC – Cidade do México – outubro/2016) e também um artigo científico na Revista Razón y Palabra – da Universidad de Monterrey também no México.
Sobre a tese defendida, o agora pós-doutor conta que ao aprofundar o assunto, descobriu dados fundamentais para discussão em sala de aula. “Ao investigar a influência da cultura na vida em sociedade, e sobre o quanto o folclore está presente no cotidiano, percebi como ocorre à assimilação por grandes corporações multinacionais, moldando estratégias e cativando o consumidor”, ressaltou.
Além de gestor da Comissão de Pesquisa e Extensão – COPEX, e organizador da Semana de Pesquisa e Extensão, realizada anualmente no mês de outubro, Pedro Paulo Procópio leciona em diversas graduações da UNIT.