ESTUDE NA UNIT
MENU

5 dicas para fazer apresentações acadêmicas incríveis

Entenda como você deve agir para ter um ótimo desempenho nas apresentações da faculdade

às 17h43
Entenda como você deve agir para ter um ótimo desempenho nas apresentações da faculdade
Compartilhe:

*Do portal Universia

Na faculdade os estudantes são submetidos a diversos tipos de trabalhos acadêmicos e, alguns deles, envolvem a produção de apresentações para a sala. Durante esses momentos, alguns alunos não têm um bom desempenho, porque não sabem como devem agir. Confira as dicas para que você tenha sucesso nas suas apresentações acadêmicas:

1 – Seja criativo

Encontre elementos criativos dentro do assunto que você irá abordar. Dessa forma, sua apresentação acontecerá de maneira mais fluída, mantendo a atenção dos colegas de sala. Além disso, esse elemento pode fazer com que o professor também fique mais atento e, consequentemente, dê uma nota maior do que comparada com a dos seus colegas.

2 – Mantenha a confiança

Enquanto estiver diante da sala falando sobre o tema que se propôs, mantenha a confiança. Para isso, estude bem o assunto para que fique mais fácil falar sobre ele com propriedade. Além de ser mais simples compreender as ideias que se propõe a falar, é comum que seu público preste mais atenção, à medida que você demonstra conhecimento sobre o assunto.

3 – Pense em como irá apresentar

A preparação para a apresentação também é de grande importância. Pense em como você irá falar sobre cada um dos tópicos, preveja possíveis situações que podem acontecer e como pode contorná-las. Uma boa preparação pode ajudá-lo a ter um bom desempenho e conquistar o interesse de todo o público, inclusive dos professores.

4 – Seja claro

Antes de se apresentar para toda a sala é importante que você treine. Peça ajuda para um colega ou fale para si mesmo todos os temas que serão abordados durante a apresentação. Preocupe-se em passar uma imagem clara e concisa, buscando o entendimento de todos os que estarão assistindo sua fala. Organize bem seu pensamento para facilitar o momento de mostrar para todos o resultado do seu trabalho.

5 – Fique calmo

Por mais que você saiba todo o conteúdo, manter a calma pode ser um grande diferencial durante sua apresentação. Caso isso não aconteça, você pode esquecer de falar algum conteúdo importante, além de correr o risco de cometer erros que dificultem o entendimento do seu público.

Compartilhe: