ESTUDE NA UNIT
MENU

Profissional híbrido: o que é e como se tornar um

Cada vez mais buscado, o profissional híbrido é uma das novas tendências no mercado de trabalho

às 11h16
Um profissional híbrido é aquele que compreende processos que não correspondem exatamente a sua área de atuação
Compartilhe:

*Do portal  Universia

Você já ouviu falar sobre profissionais híbridos? Se não, preste atenção, pois, eles são tendência no mercado e serão cada vez mais buscados pelas empresas.

O conceito é bastante simples: um profissional híbrido é aquele que compreende processos que não correspondem exatamente a sua área de atuação. Diferentemente dos multitarefas – que exercem várias funções juntas – o profissional híbrido possui amplo conhecimento em áreas que podem auxiliar o crescimento da empresa e estão aptos a opinar a respeito das mesmas.

Para se transformar em um perfil assim, não tem segredo, porém, é preciso força de vontade. Para ser um profissional híbrido, é preciso ter interesse em conhecer coisas que podem não ter a ver com o que você faz ou gosta e estar aberto a sempre aprender mais. Esse é aquele profissional que se envolve em outras áreas, busca conhecê-las e não tem medo de saber mais.

Isso, claro, impacta diretamente no método de ensino utilizado pelas universidades. Atualmente, os profissionais são treinados para exercerem bem aquilo para o qual estudaram, mas sem possuir conhecimentos mais expansivos. Enquanto o cenário educativo não se transforma, é preciso que parta de você essa vontade.

É nesse ponto que entram os cursos de especialização, segundas graduações e pós-graduações. Se o seu objetivo é tornar-se um profissional assim, busque optar por cursos distintos daquele no qual você é formado. Pense adiante e tente descobrir o que a sua empresa – ou a sua carreira – precisa de você e que você ainda não sabe fazer.

Compartilhe: