ESTUDE NA UNIT
MENU

UNIT oferece vagas pelo Prouni

Inscrições para o programa iniciam hoje (31) e seguem até esta sexta (03). Interessados precisam ter realizado o Enem 2016 e atender critérios socioeconômicos

às 13h25
O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2004, para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior, através da oferta de bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares
Compartilhe:

Estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em 2016, devem ficar atentos ao início das inscrições do Programa Universidade para Todos – ProUni, que começam hoje terça-feira (31) e vão até o dia 3 de fevereiro.

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2004, para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior, através da oferta de bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares.

Na edição do primeiro semestre deste ano do programa, a UNIT tem a disposição dos estudantes interessados 35 bolsas integrais por cotas, e 22 bolsas integrais para concorrência ampla.

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve obedecer critérios como: não ter curso superior, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem, não ter tirado nota zero na redação, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado parte ou todo o 20 grau em escola privada com bolsa integral.

A bolsa integral (100%) é voltada a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial (50%) é destinada a candidatos com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

No momento da inscrição, realizada no endereço siteprouni.mec.gov.br, será necessário informar o CPF e o número da inscrição e a senha usados no Enem. O candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição que pretende estudar.

Com a concorrência cada vez maior nas federais, existe uma parcela de estudantes de baixa renda que não conseguem a aprovação, mesmo tendo se dedicado arduamente aos estudos.

“O ProUni veio pra suprir essa demanda, tendo atendido desde sua criação, até o processo seletivo do segundo semestre de 2014, mais de 1,4 milhão de candidatos, sendo 70% com bolsas integrais. Além disso, permite cotas a pessoas portadoras de deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou negros, desde que se enquadrem nos demais critérios de seleção, compondo um sistema democrático de acesso ao ensino superior”, é o que avalia o diretor-acadêmico da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, professor Evandro Duarte de Sá.

Ainda segundo o gestor, o ProUni além de beneficiar com bolsas, premia os estudantes que valorizam a oportunidade de cursar uma faculdade. “As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar com o benefício, o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo”, finalizou.

Compartilhe: