ESTUDE NA UNIT
MENU

Patrimônio pernambucano

O local ganhou ainda acessibilidade universal, climatização e instalação de infraestrutura de tecnologia

às 21h54
A construção centenária foi restaurada, mantendo seu estilo art déco da primeira metade do século XX. O processo demorou um ano para ser concluído, para que não fossem alteradas as características arquitetônicas da edificação
Compartilhe:

A oitava Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPH 08), que abrange cerca e 300 imóveis, em um raio de mais de 200 mil metros quadrados no bairro da Boa Vista, no Recife, vai ganhar um reforço em sua revitalização. A Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT está transformando o prédio onde funcionou o Colégio Nossa Senhora do Carmo, na Rua Barão de São Borja, em sua unidade do curso de Direito. “É um prédio que possui relações afetivas com a cidade do Recife porque formou gerações”, afirma o arquiteto Ezio Deda, responsável pela reforma. “Seus traços arquitetônicos não se caracterizam pelo rebuscamento estilístico. A beleza do conjunto é demarcada pela imponência, simetria, lajes em avanço compondo marquises que protegem as esquadrias, e um adro central com pé direito alto que é o pórtico de acesso principal”.

A construção centenária foi restaurada, mantendo seu estilo art déco da primeira metade do século XX. O processo demorou um ano para ser concluído, para que não fossem alteradas as características arquitetônicas da edificação. “Verificamos problemas ocasionados por adaptações sucessivas de instalações elétricas expostas, tubulações aparentes para solucionar demandas hidrossanitárias, infiltrações, algumas reformas e intervenções mal sucedidas, além do desgaste natural ocasionado pelas intempéries”, conta Deda, “mas todos esses problemas foram sanados”.

Também houve a preocupação com as obras de arte que o local abriga. “As antigas imagens sacras em estuque foram restauradas para retornarem aos nichos do salão do auditório, assim como um antigo crucifixo que foi restaurado para ser instalado em um nicho específico localizado no pátio coberto”, detalha o arquiteto. Foi criado ainda um “Jardim dos Artistas”, com uma pintura religiosa em cerâmica que foi preservada, entre outras peças de arte, e uma réplica da famosa Coluna de Cristal, estátua de Francisco Brennand que é um dos símbolos da paisagem do Recife Antigo. “O conceito do projeto desenvolvido buscou se apropriar de elementos identitários de valorização da cultura local, notadamente perceptíveis nas peças de artesanato, obras de arte de artistas locais e painéis em homenagem a marcantes personalidades pernambucanas”, diz Ezio.

“O maior objetivo da reforma foi respeitar o patrimônio e o acervo histórico de um prédio quase centenário, proporcionando um novo uso para a edificação e entregando-a novamente à sociedade, assim como, possibilitar uma infraestrutura mais adequada a formação dos estudantes”, salienta o diretor-geral da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, professor Gilton Kennedy, ao falar sobre a revitalização. Ainda segundo o representante da instituição de ensino, a escolha pelo prédio se deu pela proximidade com duas das principais vias do Recife, como a Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, facilitando o acesso de pessoas que buscarão os serviços jurídicos gratuitos ofertados.  

O local ganhou ainda acessibilidade universal, climatização e instalação de infraestrutura de tecnologia. Além de atender aos 700 estudantes de Direito da UNIT, o lugar vai contar com uma Câmara de Conciliação e Arbitragem e uma unidade do Procon, visando atender à população do entorno.

Compartilhe: