ESTUDE NA UNIT
MENU

Dosimetria Ambiental e a Radioecologia reúnem alunos em palestra

A preocupação com questões ambientais apresenta boas perspectivas de empregabilidade, principalmente pela iniciativa governamental em construir novas usinas nucleares

às 17h35
Sob o olhar atento de uma turma de estudantes de Radiologia, o Anexo Saúde, da UNIT, recebeu na última semana, uma palestra que apresentava uma temática diferente a que estão acostumados durante a graduação, a Dosimetria Ambiental e a Radioecologia
Compartilhe:

Sob o olhar atento de uma turma de estudantes de Radiologia, o Anexo Saúde, da UNIT, recebeu na última semana, uma palestra que apresentava uma temática diferente a que estão acostumados durante a graduação, a Dosimetria Ambiental e a Radioecologia.

Detalhados pelo vice-diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da UFPE, o professor José Araújo dos Santos Júnior, os assuntos integram o portfólio das Ciências Nucleares, fugindo do radiodiagnóstico médico, também área de atuação do tecnólogo.

Segundo o conferencista, a preocupação com questões ambientais apresenta boas perspectivas de empregabilidade, principalmente pela iniciativa governamental em construir novas usinas nucleares no Brasil.

“Logo haverá uma maior necessidade de monitoração constante do meio ambiente, e o tecnólogo em Radiologia tem boas chances de ocupar esse nincho”, disse.

Ainda de acordo José de Araújo Santos Júnior, a precaução com as exposições a radiação natural é algo que deve ser levado em consideração “uma vez que representa 70% de toda dose que o ser humano comum receberá ao longo da vida, enquanto que em 30% das ocorrências correspondem ao radiodiagnóstico médico” explicou.

No Brasil, algumas instituições são responsáveis pela monitoração nuclear, como o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – São Paulo), IRD (Instituto de Radioproteção– Rio de Janeiro), CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear- Minas Gerais).

Em Pernambuco, a incumbência fica a cargo do Departamento de Energia Nuclear (DEN), que abriga o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN/CNEN-NE).

No encontro, José Araújo também apresentou o DEN aos alunos. Entre os assuntos do bate-papo, as linhas e grupos de pesquisa, formas de ingresso e remuneração por bolsa de estudos, foram os que mais chamaram a atenção dos estudantes.

“Não por acaso, a UNIT e o Departamento de Energia Nuclear tem uma  relação bem estreita que resultam em convênios para estágio e iniciação científica, além disso, somos a faculdade que mais aprova alunos no programa de Pós-Graduação do Departamento de Energia Nuclear”, disse o coordenador do curso de Radiologia, professor Carlos Eduardo.

“A vinda do professor Araújo,  no projeto “Radiologia em Foco”, é uma iniciativa que mostra a qualidade do curso e dos alunos. Queremos que nosso corpo discente tenha a visão holística na área das Ciências Nucleares”, finalizou.

Compartilhe: