ESTUDE NA UNIT
MENU

39º ENEAD – Alunas UNIT apresentam pesquisa em evento nacional


às 12h31
Compartilhe:

Foto 01Apresentar o conhecimento adquirido em sala de aula e acompanhar as novas perspectivas da pesquisa acadêmica no campo da Administração. Assim pode ser resumida a participação das alunas Dyana Santiago, Hianna Cabral e Isis Lima, no 39º Encontro Nacional de Estudantes de Administração – ENEAD, realizado em Fortaleza. As estudantes do 7º período, da graduação em Administração, da UNIT, participaram do evento sediado na Universidade Federal do Ceará, e ainda apresentaram um artigo científico intitulado “Os benefícios da identificação do estilo de liderança para a organização – segundo a Teoria LIFO”.

Segundo Dyana Santigo, o tema aborda a identificação do estilo de liderança do indivíduo dentro da organização, onde os estudos de  Allan Katcher e Stewart Atckins garantem que cada líder esteja enquadrado no setor que melhor corresponde ao seu estilo de liderança, gerando harmonia entre lideres e liderados e garantindo um melhor clima organizacional e fluxo da produção dentro das empresas.

“As pesquisas de Allan Katcher e Stewart Atckins, que em meados dos anos 80/90,  desenvolveram a LIFO – Lifo Orientation, nos leva a uma teoria que  identifica os estilos de liderança e os setores que os talentos desses líderes seriam melhores aproveitados, gerando satisfação a todos. Vale ressaltar que não existe o líder ideal para o setor “X” pois as características de um líder, nas condições de seres humanos são mutáveis de acordo com o momento vivenciado dentro da organização, cabendo à organização que o líder esta inserido identificá-lo, lapidá-lo e aproveita-lo ao máximo”, afirma Dyana.

Ainda segundo a aluna a precursora dos estudos da Teoria LIFO, no Brasil, foi a doutora em Administração, Cecília Whitaker Bergamini, que por meio de pesquisas adaptou a doutrina para a realidade empresarial brasileira. O trio de alunas faz parte do Centro de Estudos Urbanos Estratégicos – CEURBE, implantado por professores dentro do curso de Administração e que tem como papel primordial analisar o mercado imobiliário nacional.

Contudo, a escolha do tema para a produção do artigo no evento, diferia da linha de pesquisa trabalhada pelas alunas no CEURBE e isto demandou um esforço a mais para abordar um tema ainda escasso de produção acadêmica. “Escolhemos o assunto a ser trabalhado após a orientação do professor Cícero Thomaz, que nos direcionou qual caminho tomar. Os profs. Pontual, Edgard e Cristóvão também estiveram presentes em todo o processo, pois a equipe de mestres, apesar de ter os estudos voltados pro mercado imobiliário, entende que toda pesquisa tem suma importância para a nossa formação acadêmica”, explicou Dyana.

Foto 03A pesquisa exigiu um preparo específico para uma abordagem coerente e concisa dentro da realidade do tema e do ambiente organizacional que vivenciamos nos dias atuais”, destacou a integrante do grupo, Hianna Cabral. De acordo com Ísis Lima, o grupo já conhecia o ENEAD de edições anteriores e viu no evento uma oportunidade de levar as pesquisas desenvolvidas no CEURBE para além da sala de aula. “Também pensamos na forma de conseguir a avaliações de outros professores que não fizessem parte do nosso cotidiano, e assim visualizar uma realidade diferente da nossa, com novas perspectivas, opiniões e críticas”, explicou.

A opinião unânime do grupo é de que a participação no evento foi bastante enriquecedora, visto que foi a primeira apresentação do artigo fora da instituição, além de ser em um congresso de renome nacional. “As avaliadoras e professoras Regina Amorim e Jordana Godim colaboraram diretamente, através de seus comentários para a melhoria dos nossos futuros artigos e apresentações, sem falar da oportunidade de expandirmos a nossa rede de relacionamentos, pois todos organizadores do evento foram atenciosos conosco, finalizou Dyana Santiago.

A edição 2014 do ENEAD teve como tema “Desafios e competências do líder do futuro”, com a realização de palestras abordando temas sobre a atuação do líder dentro de cada segmento da Administração: Marketing, Gestão de Pessoas, Financeiro, Gestão Pública e Gestão de Qualidade. A iniciativa contou com a de estudantes de administração de diversas faculdades, publicas e particulares, de todos os estados do país. 

Compartilhe: