Professores e estudantes da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, sob a curadoria da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), participaram da solenidade de assinatura dos termos de obtenção das bolsas de Qualificação Docente, Iniciação Científica, Extensão e Monitoria, oferecidas pela instituição de ensino.
Ao todo, foram concedidas 35 vagas para Monitoria (sendo 24 ocupadas por bolsistas e 29 voluntários), Extensão universitária (20 bolsistas) e Extensão Cultural, que destinou cinco vagas aos estudantes.
Para docentes, foram contabilizadas três renovações de bolsas de Doutorado e cinco para Mestrados.
A iniciativa ocorreu nesta quinta (10), no auditório-sede, onde foram firmados os acordos com a faculdade, contando com a presença dos diretores Geral, professor Gilton Kennedy, Acadêmico, Evandro Duarte de Sá, e do coordenador da Comissão de Pesquisa e Extensão – COPEX, professor Pedro Paulo Procópio.
O objetivo proposto aos discentes era o desenvolvimento de projetos que se enquadrassem dentro das categorias de Monitoria, Iniciação Científica e Extensão Universitária.
Na Iniciação os alunos são acompanhados por um professor orientador, exercendo os primeiros momentos da pesquisa acadêmica. Com a Extensão, os projetos são desenvolvidos junto à comunidade, disponibilizando ao público um novo conhecimento. Já na Monitoria, os aprovados auxiliam o professor nas aulas, atuando como estagiários em docência ou assistente de cátedra.
Coordenador da Copex, o professor Pedro Procópio comemorou os resultados apresentados. “Mesmo sendo uma iniciativa recente, visualizo um futuro bastante promissor no campo da pesquisa a todos que tiveram projetos inscritos. Sempre temos uma quantidade de alunos maior do que as vagas disponíveis, o que corrobora o interesse da comunidade acadêmica, e o reconhecimento da iniciativa”, pontuou.