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Projeto extensionista da UNIT é apresentado em Camaragibe

Intitulado Trânsito, Cidadania e Implantação da Moto Faixa, a ideia vem sendo apresentada a população em encontros mediados pelo professor Pedro Procópio

às 18h25
Um projeto de extensão criado para aumentar a segurança de motociclistas e demais usuários de vias públicas, com a criação de um espaço de retenção e parada à frente dos demais veículos, a moto faixa.
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Um projeto de extensão criado para aumentar a segurança de motociclistas e demais usuários de vias públicas, com a criação de um espaço de retenção e parada à frente dos demais veículos, a moto faixa.

Intitulado Trânsito, Cidadania e Implantação da Moto Faixa, a ideia vem sendo apresentada em encontros mediados pelo coordenador de Pesquisa e Extensão, da UNIT, professor Pedro Paulo Procópio, acompanhado das alunas Sandra Katarinny (Direito) e Silvana Mendes (Odontologia), com intuito de conscientizar os moradores do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

Na última palestra estiveram presentes diretores de escolas municipais e autoridades municipais de trânsito, que esclareceram todas as dúvidas a respeito dos benefícios do projeto, como a redução de acidentes envolvendo condutores de motos e pedestres.

Na ocasião também foi entregue ao prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre, a minuta de intenções para implantação da moto faixa.

Segundo Pedro Paulo Procópio, a escolha da cidade se deu por ser o primeiro município do estado a revelar interesse em utilizar o mecanismo de readequação do trafego urbano.

“Camaragibe é uma das cidades mais populosas do Grande Recife e apesar de ter uma política de trânsito municipal bem estruturada, apoiou integralmente nossa proposta, que deverá ser implantada já em 2016. Alcançamos, portanto, o objetivo maior de qualquer projeto de extensão: a sua aplicabilidade para a melhoria de condição de vida da comunidade externa aos muros da faculdade.”

A moto faixa ainda é um projeto recente no Brasil – sendo adotado em cidades como São Vicente, em São Paulo, e mais recentemente em algumas ruas de Fortaleza – mas já existe desde 2008, nas cidades de Madri e Barcelona, na Espanha.

Desde sua criação o sistema logo conquistou consenso positivo, não apenas entre os usuários de veículos de duas rodas como também dos automobilistas, com índices de aprovação que chegaram a 97%, de acordo com pesquisa realizada em 2010 pelo “Ayuntamiento de Madrid”, a municipalidade da capital espanhola.

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