A Saúde Pública, na concepção mais tradicional, tem o dever de aplicar conhecimentos médicos, com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuando no controle da incidência de doenças na população, através de políticas de vigilância sanitária.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde – SUS, considerado um dos maiores do mundo, é o responsável pela universalização e gratuidade dos serviços de saúde à população, independente da renda mensal.
Por conta de temas que se inter-relacionam, a graduação em Enfermagem, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, promoveu a III Feira de Enfermagem em Saúde Coletiva.
A iniciativa realizada no último dia 24, reuniu palestrantes e alunos e torno de temas como: a estratégia de saúde da família no Recife, o trabalho do profissional de alta complexidade e a realidade da saúde no sistema prisional de adolescentes.
Segundo a coordenadora de estágios em Enfermagem, professora Andrea Rosane, o evento teve o objetivo de debater temas relevantes à profissão.
“Através da discussão sobre a saúde pública no Recife e do Brasil, buscamos fomentar nos estudantes, o entendimento da importância do fortalecimento dos princípios das diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, desde a formação universitária”, salientou.
Ainda segundo a docente, a feira foi uma construção coletiva entre alunos e professores – da disciplina de Saúde Coletiva – tendo como destaque “o compromisso do trabalho do profissional de saúde no Sistema Único de Saúde”.