Reconhecido pela qualidade e inovação do seu ecossistema de ensino e pesquisa no Nordeste, o Grupo Tiradentes está em fase avançada de negociação para um novo programa de estágios profissionais em tecnologia na Europa. A iniciativa está sendo estruturada em parceria com o Porto Digital Europa, sediado na cidade de Aveiro, Portugal, e deverá beneficiar, segundo seu projeto inicial, dez alunos dos cursos técnicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciências da Computação – cinco da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e cinco do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.
A proposta está sendo tocada pelo reitor da Unit-PE, Prof. Dr. Diogo Galvão, e pelo diretor acadêmico da Unit Sergipe, Marcos Wandir Lobão, que visitaram nesta semana a cidade portuguesa para consolidar o protocolo de cooperação internacional. A ação é um desdobramento do trabalho já realizado com o Porto Digital no Brasil – um dos principais polos de inovação da América Latina, que abriga mais de 350 empresas e cerca de 15 mil profissionais no Recife.
“Acreditamos que a formação acadêmica de excelência vai além da sala de aula. Queremos dar aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar a tecnologia aplicada em escala global, preparando-os para atuar em ecossistemas altamente competitivos”, afirmou Diogo Galvão durante visita às instalações do hub europeu.
Para Marcos Wandir Lobão, a presença do Porto Digital em Aveiro abre uma oportunidade estratégica para internacionalizar o Ecossistema Tiradentes voltado à inovação. “Nosso objetivo principal é construir um modelo de residência com mobilização internacional para o Porto Digital Europa, envolvendo os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação tanto da Unit Sergipe quanto da Unit-PE. Para isso, estamos articulando com o Porto Digital Europa, o Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, a Prefeitura de Aveiro e também com algumas empresas de Aveiro”, anuncia Wandir.
Essa iniciativa se soma a outras ações do Ecossistema Tiradentes que visam à formação de talentos para a economia do conhecimento, como o recém-anunciado Tiradentes TechPark, parque tecnológico a ser instalado no campus Aracaju Farolândia, com foco em tecnologias da informação, biotecnologia, energias renováveis e educação digital.
Já na Unit-PE, os estudantes colhem frutos da parceria com o Porto Digital. Os alunos do curso de ADS que também integram o Embarque Digital são apresentados, desde o início da graduação, ao ambiente de inovação. Essa experiência fortalece a formação acadêmica e facilita a inserção no mercado de trabalho. O Embarque Digital é um programa do Porto Digital, em parceria com a Prefeitura do Recife, que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior, como a Unit-PE.
A expectativa é que o programa entre em operação em 2026, com alunos brasileiros realizando estágios em empresas e centros de pesquisa localizados em Aveiro, adquirindo experiência prática em contextos internacionais e interdisciplinares.