Após fazerem parte do Programa de Residência Tecnológica do Porto Digital, os estudantes Kerolainy Basílio, Jason de Morais e Mylena Santos, do quinto período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — conseguiram estágio no banco Bradesco. A conquista é fruto do esforço de cada um, em cada etapa da imersão prática e teórica proporcionada pela residência. O programa conta com mais de 100 empresas parceiras.
Feedback dos alunos
“A residência no Porto Digital foi uma experiência que contribuiu muito para o meu crescimento, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Por meio do Embarque Digital, tive a oportunidade de participar dessa residência, que me ofereceu apoio constante e oportunidades de aprendizado. Cada ciclo e desafio que enfrentamos durante a residência foram extremamente enriquecedores, me ensinando muito sobre como lidar com problemas reais, exigentes do mercado de tecnologia, gestão de tempo, comunicação direta com os stakeholders, entregas constantes e muitos outros pontos”, explica Kerolainy Basílio, uma das estudantes aprovadas.
Kerolainy afirma que desejava seguir na área de tecnologia, já antes da pandemia, e o Embarque Digital foi a oportunidade perfeita. “O curso de ADS e a UNIT se encaixaram bem com os meus planos. O que mais me chama a atenção é o foco em resolver problemas reais, usando tecnologia como ferramenta para impactar positivamente a sociedade”, revela.
Participação
Jason de Moraes, também envolvido no projeto, compartilha o sentimento proporcionado pela participação. “Uma sensação incrível, desde o início desta residência com eles, eu já observei que era uma ótima oportunidade de me esforçar, me diverti aprendendo e também com os mentores do Banco, e depois ver que o esforço foi recompensado. É um sentimento muito singular, que todo mundo sabe qual é, mas ninguém sabe descrever, sinto muita satisfação de estar com eles agora e minha empolgação de aprender com eles e evoluir se mantém”, comenta.
Aprendizado diário
O objetivo profissional de Jason é ser efetivado no Bradesco. “Quero estar presente nos diversos projetos que estão na ativa, conhecer mais pessoas com mais conhecimento da área, para todo dia aprender algo novo. Sinto que é uma grande oportunidade de alavancar minha carreira e, com certeza, é meu principal objetivo, abraçar a oportunidade”, explica.
Resolvendo problemas reais
Mylena Santos compartilha que as atribuições do estágio são de grande importância para o seu crescimento profissional. “No meu estágio, tenho o acompanhamento de um gestor que me orienta sobre os processos internos e a dinâmica da instituição, além de direcionar minhas atividades. O Bradesco tem um olhar voltado para o crescimento a longo prazo e, como estagiária, estou recebendo todo o suporte e investimento necessário para evoluir tanto tecnicamente quanto profissionalmente”, detalha.
“Eu estava com sede de me encontrar, trabalhar com algo que eu gostasse de verdade e o que mais me chamou atenção no Embarque foi a proposta de resolver problemas reais de empresas do ecossistema do Porto Digital, a cada período do curso. Como estudante do quinto período, posso afirmar que estou bem satisfeita com as cadeiras da faculdade até aqui. Pude aprender do básico como lógica de programação, até conceitos mais robustos como “Desenvolvimento Seguro” e “Inteligência Artificial”, finaliza.
Sobre a residência
A Residência Tecnológica do Porto Digital é um programa de formação de profissionais para trabalhar na área de tecnologia. Por meio dessa iniciativa, os estudantes ficam mais próximos ao mercado de trabalho, através de uma imersão prática com desafios reais, lançados pelas empresas participantes com o acompanhamento do Porto. Além do Recife, o programa também é realizado em Aracaju e em Brasília.