O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover uma aula aberta sobre medidas para prevenir doenças infecciosas no carnaval. A aula aberta acontece no dia 24 de fevereiro, às 17h30, e está sendo organizada pela Profª Dra. Evelyne Andrade, docente do curso de Odontologia da Unit-PE, e pela Liga Acadêmica de Estomatologia e Laser na Odontologia (LAELO). A aula é aberta ao público, e vai contar com a convidada Anne Chidwick, que é médica infectologista. Para alunos da Unit-PE, as inscrições podem ser feitas pelo Magister. Para o público externo, é possível se inscrever através do link.
Objetivo
Com o tema central “Doenças Infecciosas – Como se Proteger Neste Carnaval”, a aula vai tratar de formas de diminuir a propagação de doenças comuns no período de carnaval, como as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “A Liga está organizando a aula para conscientizar a população sobre os riscos à saúde durante o carnaval e fornecer orientações sobre medidas preventivas, como higiene, vacinação e cuidados individuais, para garantir a segurança dos participantes nas festividades”, reforça Kethilly Mirely, aluna do 7º período de Odontologia e presidente da LAELO.
Doenças infecciosas e Odontologia
Segundo Evelyne, a ideia da aula surgiu das implicações que várias doenças comuns do carnaval, como as ISTs, têm para a Odontologia. “Várias doenças infecciosas têm manifestação na cavidade oral. Então, além do meu olhar como dentista, eu convidei uma médica, para que ela possa trazer também características gerais”, explica a professora. “Falar sobre doenças infecciosas para o curso de Odontologia é extremamente relevante, porque Recife é um dos campeões de doenças infecciosas como sífilis, que é uma IST”, acrescenta. Segundo o boletim epidemiológico de sífilis do Ministério da Saúde de 2023, Recife é a 4ª capital brasileira no número de sífilis em gestantes, e a 5ª de sífilis congênita.
Importante para todos
Por outro lado, mesmo que haja relação com a Odontologia, Evelyne e Kethilly destacam que a aula será aberta para todos os alunos, independente do curso. “Porque a aula vai falar dos cuidados que se tem que ter tanto nas relações sexuais, quanto no carnaval, no compartilhamento de objetos. Também vai esclarecer sobre a PrEP, que é um coquetel de profilaxia pré-exposição, bem documentado no momento atual e que muita gente não sabe como funciona. Então, independente de ser da área da saúde, esse evento vai ser voltado para todos os alunos da Unit-PE”, reforça a professora.
“É fundamental abordar o tema das doenças infecciosas porque elas têm o potencial de se espalhar rapidamente e impactar a saúde pública de forma significativa. A disseminação de informações precisas sobre prevenção é essencial para reduzir a transmissão e proteger a saúde coletiva. Além disso, a educação sobre essas doenças contribui para o combate à desinformação, permitindo uma resposta mais eficaz a surtos e epidemias”, complementa Kethilly.
Benefícios para os participantes
Por isso, a estudante considera que todos os participantes vão se beneficiar da aula, e reitera a importância de discutir sobre esse assunto. “Os alunos vão adquirir conhecimentos sobre os riscos associados a doenças infecciosas durante grandes aglomerações e as melhores formas de prevenção. Eles vão aprender práticas de higiene, cuidados individuais e a importância da vacinação, o que vai contribuir para a proteção da saúde de todos. Essa conscientização também vai capacitar os participantes a agirem de forma responsável, promovendo um carnaval mais seguro e saudável para todos”, enfatiza.