Doze trabalhos de estudantes do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — foram aprovados no II Congresso Regional em Atenção Primária à Saúde (2º Conreaps). O congresso busca explorar e debater pesquisas científicas inovadoras na área da saúde, reunindo especialistas, pesquisadores, profissionais do setor e estudantes de todo o mundo. Todos os trabalhos enviados pelos estudantes da Unit foram aprovados, apresentados e estão disponíveis para consulta da comunidade científica nos anais do evento, publicado no final do mês de janeiro.
As pesquisas foram elaboradas por estudantes integrantes da LASBC (Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva da Unit-PE). Cada trabalho possui um autor principal, coautores e um orientador. Os alunos envolvidos no processo foram Ana Gabriela, Arthur Isaac, Carla Barros, Cyntia Pereira, Dayvid Brito, Flávia Araújo, Guilherme Feijó, Mariana Polary, Mariana Sampaio, Priscila Freire, Roberta Torres e Vitória Teresa. Todo o processo de escrita foi supervisionado pela orientadora da Liga, a Profa. Dra. Renata Patrícia.
Esforço recompensado e fruto de incentivo
A Profª M.a. Ana Claudia Paegle, coordenadora do curso de Odontologia da Unit-PE, celebra a aprovação, que reflete a recompensa pelo esforço e dedicação dos estudantes, bem como o apreço da instituição pelo incentivo à iniciação científica. “Na Unit-PE, estudantes do curso de Odontologia participam de eventos científicos em todos os períodos, e enviam cada vez mais trabalhos frutos de projetos de extensão e Ligas Acadêmicas para publicações em eventos e revistas científicas. Esses trabalhos aprovados no Congresso reafirmam a relevância que a Unit-PE oferece na qualidade do ensino e crescimento acadêmico dos seus estudantes”, afirma.
Experiência gratificante
Arthur Isaac, estudante do 10° período de Odontologia e presidente da LASBC, conta sua experiência com a apresentação do trabalho do qual foi o autor principal, intitulado “Estratégias Eficazes no Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência Visual: Uma Revisão de Literatura”. “Para nós, foi muito gratificante. Este resultado é fruto de muita dedicação. Vimos que o que estamos aprendendo está surtindo um resultado positivo. Temos a certeza de que fará total diferença em nosso currículo”, enfatiza. “Nossa Liga tem a pesquisa como um pilar muito importante, e por isso, estamos sempre trocando autorias e participando do máximo de eventos possível” complementa Carla Barros, também estudante do 10° período de Odontologia e integrante da LASBC.
Publicação
O artigo “Solitary Fibrous Tumor of the Tongue: a Case Report”, que teve a Profª Dra. Evelyne Pedroza como uma das autoras, também foi apresentado no Congresso, e publicado na revista científica Head and Neck Pathology, um dos principais periódicos sobre saúde. A docente do curso de Odontologia da Unit-PE conta que essa pesquisa foi feita sobre o caso de uma doença rara, e comentou sobre a importância da divulgação. “A publicação foi algo muito gratificante, tendo em vista que, por atuar há muitos anos como Estomatologista, acompanhar e diagnosticar os pacientes de maneira adequada é uma missão dentro da minha profissão”, avalia.