A Universidad del Atlántico, localizada na cidade de Barranquilla, capital do departamento colombiano de Atlântico, no norte do país, é uma das parceiras do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) do Grupo Tiradentes. A instituição de ensino pública tem quase 80 anos de existência e foi fundada pensando na formação de profissionais e na descentralização do ensino superior na Colômbia. Hoje, a universidade tem vários programas de graduação e pós-graduação, sendo uma das mais importantes da região do Caribe. A instituição tem a Acreditación de Alta Calidad, por um período de seis anos, concedida pelo Ministério da Educação colombiano.
História
A ideia da criação da Universidad del Atlántico surgiu nos anos de 1940, pela mente do filósofo Julio Enrique Blanco. Para ele, o ensino superior na Colômbia, na época, estava muito centralizado na capital do país, Bogotá. Então ele viu em Barranquilla, que estava se desenvolvendo rapidamente e precisava de profissionais qualificados, uma oportunidade para fundar uma instituição de ensino. Assim, surge em 1940 o Museo del Atlántico, precursor da universidade, uma atividade pioneira na cidade e no departamento de Atlântico.
Em primeiro lugar, pensou-se em formar engenheiros aptos a realizar as grandes obras que o desenvolvimento de Barranquilla exigia. Por esse motivo, em 1941, foi fundado, a partir do Museo, o Instituto de Tecnología, que abarcava vários ramos da engenharia. Já nessa época, o Instituto passou a oferecer bolsas de estudos para que os estudantes pudessem complementar sua formação em universidades de outros países. Em 1943, surgiu a Facultad de Comercio y Finanzas e programas de Engenharia Química, e de Química e Farmácia. Dois anos depois, todos esses cursos deram origem à Institución Politécnica del Caribe.
A universidade
Em 1946, foi fundada oficialmente a Universidad del Atlántico, com outros cursos e com a Escuela de Bellas Artes, que foi pensada como um embrião de uma futura faculdade de ciências humanas. Hoje, a instituição tem cerca de 24 mil estudantes em programas de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado). Os cursos estão espalhados por três campi na cidade de Barranquilla e em outros municípios do departamento. A universidade é vista hoje como uma importante formadora de profissionais na região caribenha nos campos da Educação, da Arte, das Ciências Humanas, das Ciências Naturais, da Arquitectura e das Engenharias.