O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — é a única instituição de ensino de Pernambuco selecionada, entre as públicas e privadas, para representar o estado no Projeto Rondon. A ação de extensão do Governo Federal permite que estudantes universitários vivenciem problemas reais e desafios nas comunidades e colaborem com a inclusão social e a redução de desigualdades regionais. Essa é a segunda vez que a Unit-PE é selecionada pela iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa.
Nesta etapa, oito alunos de diversos cursos já embarcaram para Minas Gerais, na Operação Sul de Minas I, onde permanecem até o dia 1º de fevereiro, no município de São José do Alegre. As atividades dessa operação contemplam as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. “É mais uma oportunidade que viabilizamos para que os futuros profissionais já pratiquem conteúdos debatidos em sala de aula e ocorra a troca de vivências e saberes que incentivam a cidadania”, destacou o reitor da Unit-PE, Prof. Dr. Diogo Galvão.
Problemas e busca de soluções
Para Mário Gouveia, gestor da Coordenada de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unit-PE e que acompanha a ação, o projeto consegue integrar instituições de ensino superior e alunos das mais diversas realidades com as comunidades mais remotas do país, de baixa perspectiva de desenvolvimento social. A intenção é haver a identificação de problemas e a busca de soluções. “Aqui, o aluno se depara com o real e o maior reconhecimento é a contribuição social deixada para essas pessoas e numa mão dupla, porque a comunidade também é ativa nesse processo”, ressaltou.