Os estudantes rondonistas do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — estão selecionando voluntários para um treinamento prático. Os alunos vão participar da Operação Sul de Minas I, do Projeto Rondon, que vai acontecer entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, mas antes, nos dias 6 e 7 de janeiro, eles vão realizar atendimentos aos voluntários para praticar as ações que serão realizadas na missão. A Unit-PE foi a única instituição de ensino de Pernambuco selecionada para a Operação.
Os interessados em participar do treinamento prático dos estudantes podem se inscrever através deste formulário. Serão oferecidos serviços como atendimento nutricional, aferição de pressão e de glicemia, massagem e oficina de tranças nagô, dentre outras. Segundo Mário Gouveia, coordenador de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unit-PE, esse treinamento é importante, pois os alunos poderão “praticar as ações com público de voluntários, que serão modelos para as ações”.
Oficinas
No dia 6 de janeiro, será oferecida a avaliação nutricional, para públicos de todas as idades, que vai acontecer das 9h às 12h. Já no dia 7 de janeiro, de 9h às 10h, haverá a oficina de Enfermagem. Depois, a partir das 10h até às 12h, será realizada a oficina de Odontologia. À tarde, das 13h às 15h, vai acontecer a oficina de tranças nagô. Por fim, das 15h às 16h, a oficina de Fisioterapia.
Outras etapas de preparação
Antes da realização do treinamento prático, os oito estudantes da Unit-PE que foram selecionados para participar da Operação passaram por outros estágios de preparação. No dia 2 de dezembro, os rondonistas tiveram uma reunião de abertura, em que puderam entender como vai funcionar a missão e qual a sua importância. Os alunos também participaram de uma oficina de lancheira saudável, para capacitar os rondonistas a promoverem hábitos alimentares saudáveis.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa à participação de estudantes e professores universitários para o desenvolvimento e bem-estar de comunidades carentes. A Operação Sul de Minas I vai contemplar as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.