ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Odontologia realiza ação de saúde bucal infantil

A atividade extensionista teve o envolvimento de estudantes da graduação

às 14h58
Compartilhe:

Alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — realizaram uma ação voltada para a saúde bucal infantil. A iniciativa atendeu 24 crianças no dia 28 de outubro, na Clínica Integrada de Saúde da instituição. Desse total, duas crianças eram atípicas (com Transtorno do Espectro Autista e paralisia cerebral). A atividade, de caráter extensionista, integrou a disciplina de Clínica Infantil, ministrada pela Profª M.a. Valéria Maranhão, do curso de Odontologia, e teve o objetivo de atender crianças das comunidades ao redor da Unit-PE. Ainda participaram da iniciativa o Prof. Dr. André Cavalcante e a Profª. Drª. Katia Botelho.

Benefícios para os alunos

Na ação, os estudantes de Odontologia realizaram atendimentos odontológicos nos pequenos, de até 15 anos. Ester Alves, estudante do 8º período de Odontologia, conta que fez anamnese e escovação supervisionada em três pacientes infantis. “Essa experiência está me ajudando a desenvolver habilidades importantes, como a comunicação e o contato direto com o público, principalmente com crianças, o que exige uma abordagem lúdica e acessível. Cada demonstração prática me ensina muito sobre como adaptar o que aprendi em sala de aula para o cotidiano”, relata.

Liana Carolina, também aluna do 8º período de Odontologia, também participou da ação. A estudante considera que essa ação foi muito importante para seu próprio aprendizado e também para experiências profissionais e pessoais. “A atividade que eu exerci na ação foi a escovação supervisionada. Eu atendi dois pacientes, que eram crianças de 0 a 4 anos de idade, a faixa de idade mais difícil da gente trabalhar.  E assim, eu pude ter a experiência como aluna de trabalhar com pacientes nessa faixa de idade, que é um desafio muitas vezes”, comenta.

Atendimento à comunidade

Para além da importância de ações como essa para os alunos, a professora Valéria destaca a relevância dessas atividades extensionistas para a comunidade do entorno da Unit-PE. Segundo ela, vai muito além do simples atendimento de saúde. “Para a comunidade, a importância de um evento assim é saber que aqui, muito próximo deles, tem pessoas que olham para eles, que têm carinho por eles. Eles vêm para cá atrás de saúde e também um pouquinho de carinho. Não adianta nada a gente fazer a nossa parte técnica e nesse momento não envolver a comunidade”, avalia.

Valéria também destaca que muitas das crianças atendidas nessa ação não recebiam carinho da família, pois se encontravam em situações de vulnerabilidade. “São crianças que vivem em instituições, sentem falta de carinho, de um olhar diferenciado, de um abraço. São crianças que foram abandonadas por questões de maus tratos, que foram tiradas do convívio dos seus pais, e que hoje vivem à procura de um olhar diferente. Conseguimos dar a essas crianças não só a parte odontológica, mas também um pouco de carinho, de diversão e de brincadeira”, complementa.

Compartilhe: