O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-PE), inaugurou a primeira Sala de Aprendizagem na Zona Sul do Recife, no dia 24 de outubro. O evento, que contou com uma roda de conversa sobre o papel da aprendizagem na inserção dos jovens no mercado, teve o objetivo de fortalecer uma parceria já existente entre as duas instituições. Com isso, a Unit-PE e o CIEE-PE reforçam seu compromisso com a empregabilidade dos jovens.
Para a ocasião, foram convidados, além dos próprios palestrantes, representantes de empresas que se interessam pela contratação de jovens aprendizes, e também funcionários da Unit-PE. Eles foram recepcionados por Karina Paz, Supervisora de Carreiras da Unit-PE, na Sala Google e, em seguida, conduzidos para a sala 34. A abertura da solenidade foi feita com a fala de Karina e também da Pró-Reitora Administrativo-Financeira da Unit-PE, Rafaela Goulart.
Primeira experiência
A primeira a palestrar foi Simone Brasil, Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora de Aprendizagem em PE. Em sua fala, ela traçou um panorama sobre os direitos dos aprendizes, quais empresas podem contratá-los e sobre a importância dessa modalidade de trabalho. “A aprendizagem é a porta de entrada para a maioria dos jovens, principalmente aqueles que têm menor possibilidade de ingressar no mercado de trabalho por conta da vulnerabilidade, porque têm mais dificuldade de acesso aos meios de formação, de educação”, detalha.
A auditora considera que a Sala de Aprendizagem na Unit-PE, sendo a primeira da Zona Sul, vai ajudar a comunidade do entorno da instituição. “Vai ser um ambiente onde os jovens, do entorno aqui, que tem muitas comunidades carentes, vão ter a oportunidade de conhecimento”, diz. Em sua fala, Simone destacou o vazio de vagas de jovens aprendizes que ainda existe em Pernambuco. Segundo um levantamento de setembro de 2024, trazido por ela, o estado tem apenas 17.753 contratos ativos, mas poderia contar com quase 102 mil.
Sala de Aprendizagem
Em seguida, Ana Patrícia Oliveira, Superintendente Adjunta do CIEE-PE, falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão para inserir os jovens no mercado, e também sobre a parceria com a Unit-PE. “Instalamos aqui o Posto de Atendimento ao Estudante, em que, ao invés de ir para o centro do Recife, aqui mesmo ele é atendido, e agora a gente estendeu a parceria com a Sala de Aprendizagem, também com esse objetivo. Encaminhamos os estudantes para o mercado através do estágio ou da aprendizagem, e as empresas contratam os jovens, qualificam e depois absorvem no seu quadro de pessoal”, explica. Após dois anos de parceria com a Unit-PE, o CIEE-PE atendeu cerca de 1200 jovens apenas no ano de 2024.
Ana Cristina Alves, Coordenadora de RH do Grupo ACLF, discursou logo depois sobre a parceria que a empresa tem com o CIEE-PE. “Os jovens chegam para contribuir demais com esse momento nosso. E eu costumo dizer que nós temos jovens talentos disfarçados de jovens aprendizes”, conta. Por fim, Marcelo Medeiros, Técnico em Segurança na MDias Branco e ex-jovem aprendiz, contou sua experiência. “Eu trouxe para minha vida profissional bastante aprendizado desse momento. Não somente a escola traz esse conhecimento para a gente, mas é preciso uma ajuda profissionalizante para desempenharmos esse bom papel da empresa”, relata. Depois das palestras, Rafaela Goulart e Ana Patrícia Oliveira assinaram o contrato confirmando a parceria entre a Unit-PE e o CIEE-PE.
Parceria Unit-PE e CIEE-PE
De acordo com Karina, a iniciativa da criação da Sala de Aprendizagem veio após dois anos da parceria com o CIEE-PE. “Vendo a necessidade dos jovens terem um ponto local na Zona Sul para além do programa de aprendizagem, a gente estendeu essa conexão que já existia. Então por que não unificarmos o benefício dos nossos alunos com o mercado de trabalho e com a parceria?”, conta. Ela explica ainda que a Sala vai unir prática e teoria, para preparar o jovem para o mercado. “O jovem aprendiz passa um dia aqui na instituição com o curso, e nos outros quatro dias da semana ele está dentro da empresa”, detalha.
Rafaela Goulart destaca a importância dessa parceria com o CIEE-PE, desde o início, há dois anos, até agora, com a inauguração da primeira Sala de Aprendizagem da Zona Sul. A pró-reitora também reitera o compromisso da Unit-PE com a empregabilidade. “Isso traz muito para a gente o que a Unit-PE hoje procura e almeja, que é de fato trazer a empregabilidade, sendo algo que os próprios alunos estão ali à frente do seu estudo. Então reforça nosso comprometimento com a empregabilidade e com a comunidade acadêmica”, pontua.