“A minha vida foi transformada pela educação, então eu quero continuar transformando a vida das pessoas”. Foi com essas palavras que a jovem Maria Alice Dantas traçou planos para o futuro e explicou o que estava sentindo em sua formatura no Embarque Digital. Ela é egressa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – e fez o juramento em nome dos 220 alunos que também se formaram pelo programa. Desse total, 63 são da Unit-PE.
A celebração de formatura aconteceu no dia 22 de outubro, no Mirante do Paço, no bairro do Recife, e contou com a participação do prefeito João Campos, que ratificou a importância do apoio da família nesse processo e deu dicas para os novos profissionais. “Nunca parem de estudar. A palavra desistir não pode fazer parte de seus vocabulários, pois vocês vão se tornar a melhor mão de obra de Tecnologia do mundo. Se dediquem nessa nova etapa”.
O Prof. Dr. Diogo Galvão, reitor da Unit-PE, fez um discurso representando todas as instituições parceiras do programa e reforçou o orgulho que estava sentindo. “Assinar o diploma de um aluno do Embarque Digital é muito gratificante. Vocês têm pela frente uma série de oportunidades, mas isso está apenas começando. É preciso brilho nos olhos para que vocês sejam profissionais cada vez melhores. Desejo a vocês um enorme sucesso”.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio; do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; e da diretora do César, Karla Godoy, que enalteceu o privilégio de fazer parte desse projeto e chamou a atenção para a responsabilidade das mulheres que estavam se formando. “Temos esse desafio de trazer mais mulheres para a área de Tecnologia, por isso, vocês que estão se formando aqui hoje são faróis e referência para as outras”.
Embarque Digital
O programa é de iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital e o objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho na área de Tecnologia. Atualmente, o Embarque Digital conta com 1400 estudantes, todos egressos de escolas públicas.
O curso tem duração de dois anos e seis meses e a Unit-PE foi a instituição pioneira a apoiar a iniciativa. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos pelo sucesso que os alunos vêm alcançando. Isso só vem balizar o fato de que o ensino da Unit-PE tem atingido seus objetivos. Podemos ver isso pela quantidade de alunos formados”, comemora o Prof. M.e. Arlindo Correia, coordenador da área de Tecnologia do centro universitário.