ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna da ADS da Unit-PE conta sua experiência no Projeto Rondon 

Joana D’Arc também recebeu o Prêmio Escritora Rachel Carrilho 2024 por sua participação no programa

às 14h57
Compartilhe:

Joana D’Arc, que é aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, recebeu o Prêmio Escritora Rachel Carrilho 2024. A premiação, que está na sua segunda edição, é concedida a pesquisadores que contribuíram para a sociedade e para a cidadania. Joana, que também é bibliotecária da Unit-PE, recebeu esse reconhecimento por seu trabalho na Operação Velho Chico, do Projeto Rondon, na qual um grupo de oito alunos e dois professores da instituição participou no primeiro semestre. Mantendo a tradição de premiar um homem e uma mulher, Walter Lins Barbosa, que é pesquisador da Fiocruz, também recebeu o Prêmio.

Atividades desenvolvidas na Operação  

Na cerimônia de entrega do Prêmio, as atividades que Joana desenvolveu na Operação Velho Chico foram evidenciadas. “As oficinas que eu ofertei lá foram a ‘Patrimônios em Jogo: Inventário de Bens Culturais’, a ‘Dança e Música Brasílica’, que trata das tradições culturais do povo nordestino, e também a do ‘letramento Digital Para Idosos’. Trabalhei com três frentes bem diferentes dentro do Rondon”, destaca.

“A oficina ‘Patrimônios em Jogo: Inventário de Bens Culturais’ é uma ferramenta lúdico-didática para sensibilização dos cursistas quanto à importância de identificar, valorizar e preservar bens culturais materiais e imateriais como elemento de construção da identidade local”, detalha Joana. Além das atividades rondonistas, a aluna e bibliotecária também aponta outros trabalhos seus. “Além desses trabalhos, outros que eu já escrevi são artigos com relação ao universo bibliotecário, a contravenção do profissional bibliotecário, em que eu abordei a questão de um marasmo informacional, uma preguiça de pesquisar”, acrescenta.

Sobre o Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação interministerial com o objetivo de impulsionar a cidadania nos estudantes universitários e empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais. A Operação Velho Chico, que reuniu diversas instituições de ensino superior do país para atuar em municípios do sertão pernambucano, aconteceu no mês de julho. Dois docentes e oito discentes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Unit-PE partiram para Terra Nova para organizarem ações que promovem o bem-estar social da população local e oferecem condições propícias para a sua promoção socioeducacional. A Unit-PE foi a única instituição de ensino superior do estado de Pernambuco a ser selecionada para o Programa.

Compartilhe: