O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover uma série de testes longitudinais com os alunos. A Avaliação de Progresso Acadêmico, como é chamado esse processo, visa a verificação do desenvolvimento dos estudantes e os testes serão realizados entre os dias 14 e 17 de outubro. A iniciativa será aplicada para os cursos de Administração, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
Ivanacha Carneiro, coordenadora do Suporte Acadêmico da Unit-PE, explica que essas avaliações serão úteis para a instituição de ensino acompanhar a aprendizagem dos acadêmicos durante a sua graduação. “Essa ação servirá para que a instituição e gestão dos cursos percebam individualmente os estudantes e como eles estão progredindo mediante os objetivos, competências e habilidades exigidas pelas diretrizes curriculares de cada curso”, detalha.
Segundo Ivanacha, os testes vão avaliar o desempenho cognitivo dos alunos e vão envolver questões referentes a toda a estrutura curricular dos cursos. “Para análise dos resultados, será levado em consideração o período e/ou ciclo cursado de cada aluno”, acrescenta. Ela afirma ainda que a Avaliação de Progresso Acadêmico acontecerá anualmente, possibilitando uma melhoria contínua. “Contando com o engajamento do aluno para participação e dedicação na realização dessa avaliação”, complementa Ivanacha.