ESTUDE NA UNIT
MENU

Atletas apoiados por organização internacional serão atendidos na Unit-PE

A Special Olympics preza pela inclusão de pessoas com deficiência intelectual por meio da prática de esporte

às 14h42
Compartilhe:

Um grupo de atletas assistidos pela Special Olympics Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que estimula a prática esportiva de pessoas com alguma deficiência intelectual, receberão atendimento especial no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. O acolhimento acontece no dia 28 de setembro, das 8h30 até as 13h, quando alunos e professores voluntários da Unit-PE vão oferecer diversos serviços para atender cerca de 100 atletas.

“Os coordenadores dos cursos da Unit-PE realizaram uma ação de divulgação do evento entre os alunos, que acabaram se interessando, e alguns deles se voluntariaram para ajudar.Alguns docentes que irão participar já são embaixadores do projeto e já prestaram esse serviço anteriormente, como exemplo, a professora Hortência Farias, coordenadora do curso de Nutrição da nossa IES”, conta Ivanacha Carneiro, coordenadora de Suporte Acadêmico. 

Os serviços oferecidos são:

– Promoção da Saúde (Nutrição e cuidados gerais para prevenção de doenças, inclusive obesidade, diabetes e hipertensão

– Sorrisos Especiais (Odontologia e Prevenção)

– Audição de Saudável (exames de audiologia)

– Pés Saudáveis (Ortopedia, saúde dos pés e marcha)

– Funfitness (condicionamento físico e força)

Ivanacha pontua ainda a importância que iniciativas como essa podem trazer para a formação dos estudantes. Segundo a coordenadora, essas atividades ajudam no desenvolvimento de diversas habilidades. “Ações assim engrandecem os participantes como seres humanos e como profissionais, por trabalhar o amor, a empatia, o cuidado ao próximo e o desenvolvimento de competências comportamentais. Além disso, os voluntários têm a oportunidade de estreitar laços com a comunidade de diferentes realidades e participar das atividades de saúde inclusiva para as pessoas com deficiência intelectual”, comenta.

Sobre a Special Olympics

Fundada em 1968, a Special Olympics é um movimento esportivo internacional que tem a missão de promover a saúde e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A organização busca desenvolver bem-estar, autonomia, socialização e desenvolvimento, usando a Saúde Inclusiva. A instituição também se propõe a lutar pelos direitos de pessoas com deficiência intelectual ou transtornos do desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, através de Fóruns de Famílias e Saúde, discute temas que ajudam a romper barreiras.

Compartilhe: