Victória Maria é aluna do 3° ano e está em dúvida se pretender cursar Direito ou Contabilidade quando chegar ao Ensino Superior. A jovem participou do Unit Experience, que aconteceu no dia 16 de agosto, e assistiu a um workshop de Direito no qual era apresentada uma simulação de julgamento dos personagens fictícios da obra O Auto da Compadecida, Chicó e João. O curso foi importante para que Victória tivesse mais informações práticas sobre essa área e, assim, conseguir escolher com mais segurança.
O Unit Experience é uma ação desenvolvida pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), por meio do qual são oferecidos minicursos e dinâmicas no campus da instituição – localizada na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – para alunos de Ensino Médio. Dessa forma, esses estudantes podem ter experiências práticas de como funciona a rotina de diversas profissões. Nessa edição, foram recebidos cerca de 150 alunos dos colégios Dourado, Visão e Zuleide Constantino.
Antes de expandirem conhecimentos nos workshops, os jovens foram recebidos com muita música e entenderam com funcionam alguns setores da Unit-PE, como a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), Carreiras, Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) e a Biblioteca. Nesse momento, eram fornecidas informações importantes sobre essas áreas para que eles respondessem a um quiz, posteriormente. Quem acertava as perguntas, recebia brindes.
“A experiência está sendo bem interessante. A estrutura do Centro é muito boa e oferece tudo de melhor que podemos encontrar”, afirmou o estudante Rafael Vieira.
Cursos
Foram ministrados workshops em diversas áreas e temáticas variadas. A professora de Nutrição, Hortência Andrade, explica que no curso de “Cozinha Afetiva”, os participantes puderam entender como funciona essa técnica e aprenderam a preparar uma receita mais saudável de brownie. Na oficina “Cérebro Emocional e Psicologia”, a professora Giedra Marinha explicou para os alunos como funciona o sistema límbico, responsável pelas emoções e memórias, e, em seguida, eles montaram um bolo que representava a estrutura desse sistema. No seminário “Avaliação e Procedimento em Estética Facial”, a docente Leila Michele, do curso de Estética e Cosmética, mostrou aos jovens como se faz uma avaliação facial, com o objetivo de identificar bactérias no rosto, e como é realizada uma higienização.
“Foi muito divertido conhecer a estrutura e ter a experiência nos workshops”, avalia Matheus Cintra, que pretende cursar Direito.
Aula de Redação
Depois dos minicursos, os participantes se reuniram no auditório da Unit-PE para assistir a um aulão preparado especialmente para eles pela professora de Português e Redação, Fernanda Bérgamo.
“É muito importante que os alunos do Ensino Médio transformem esse bicho papão, que é considerada a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um bicho de pelúcia muito fofo. Afinal de contas, ela é a porta de entrada para cursos do Ensino Superior”, explicou a especialista.