ESTUDE NA UNIT
MENU

Roda de conversa na Unit-PE aborda terapias baseadas em evidências

O debate integra a programação do Mês do Psicólogo

às 14h27
Psychologist consulting patient. Psychotherapy practice, psychological help, psychologist service, psychology therapy. Doctor treat person mentality. Problem with mind, mental health
Psychologist consulting patient. Psychotherapy practice, psychological help, psychologist service, psychology therapy. Doctor treat person mentality. Problem with mind, mental health
Compartilhe:

No dia 19 de agosto, será realizada uma roda de conversa sobre terapias baseadas em evidências, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. O debate, que vai das 17h30 às 19h, faz parte da programação do evento “Descubra, explore e transforme: Mês da Psicologia na Unit – Compromisso Social em Ação!”. As palestras são de realização do curso de Psicologia, em comemoração ao mês do psicólogo e à nota máxima da graduação, concedida pelo MEC.

Com o tema “As ondas das terapias baseadas em evidências”, a discussão será conduzida por Célia Guedes, psicóloga e professora da Unit-PE. A especialista explica que terapias baseadas em evidências são aquelas fundamentadas em dados científicos rigorosos, obtidas por meio de testes e validadas em ensaios clínicos controlados, o que permite a verificação dos seus efeitos. “O propósito da ação é apresentar as três ondas das terapias baseadas em evidências, que de forma didática se dividem em: comportamental, cognitiva comportamental e integrativas”, complementa.

As três ondas

A proposta da roda de conversa é tratar de cada uma das três ondas, mas com o foco na terceira. Essas abordagens terapêuticas surgiram no início do século XX e se baseiam no behaviorismo (teoria acerca dos comportamentos). A primeira onda se detinha mais a associações entre determinadas situações e a sensação de medo ou ansiedade; já a segunda abrange componentes cognitivos, como emoções e pensamentos, e leva em consideração também os chamados pensamentos distorcidos; a terceira onda, por fim, também se debruça sobre questões humanísticas, como sonhos e objetivos de vida.

Segundo Célia, era inevitável que esse desenvolvimento acontecesse, mas as terapias da terceira onda mantêm certas especificidades. “Tal evolução se deu por necessidades terapêuticas, quando se verificou o pouco alcance, a partir do modelo convencional, para atender às necessidades de casos difíceis. Inicialmente direcionadas aos transtornos de personalidade, hoje, as terapias integrativas têm maior alcance. Parte delas se concentram em aspectos emocionais e contextuais, quando valores e mudanças comportamentais são enfatizados e integrados às estratégias terapêuticas, visando modificar a forma como as pessoas vivenciam suas experiências e relacionam-se com seus valores de vida”, detalha.

Benefícios

Dentre as abordagens terapêuticas mencionadas pela professora, estão a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT) e a Terapia baseada no Mindfulness (MBCT). Célia afirma ainda que a indicação para cada tipo de terapia demanda um encaminhamento de um profissional qualificado, para que sejam percebidos os benefícios para o bem-estar do paciente. “Psicoterapias de um modo geral visam promover a saúde mental entendendo seu impacto na saúde física e qualidade de vida da pessoa em sofrimento”, ressalta.

Compartilhe: