ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade espanhola parceira da Unit-PE surge como pioneira na sua região

Instituição se destaca internacionalmente por sustentabilidade

às 14h53
Foto: site da Universidad de Piura
Foto: site da Universidad de Piura
Compartilhe:

A Universidad de Málaga (UMA), na Espanha, é uma das instituições parceiras do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Com mais de meio século de história, a universidade espanhola surge com o intuito de suprir a carência de uma instituição de ensino superior na cidade de Málaga, na região da Andaluzia, no sul da Espanha.

História

Até os anos 1960, Málaga era a única cidade da Espanha com mais de 300 mil habitantes que não tinha uma universidade. Foi daí que surgiu a iniciativa de fundar uma instituição que pudesse atender à população malaguenha. O primeiro passo se deu em 1963, com a abertura da Faculdade de Ciência Políticas, Econômicas e Comerciais.

Nos anos seguintes, a universidade foi ganhando novos cursos, como Medicina, Filosofia e Letras, Química, Biológicas, Matemática e Farmácia. Com o desenvolvimento da instituição, fundou-se uma outra sede, na cidade de El Ejido, também na Andaluzia, para onde foi alocado o curso de Economia. Depois de anos de trabalho, foi conferido à instituição o estatuto de universidade no ano de 1972.

Reconhecimento internacional

A UMA tem também compromisso com o desenvolvimento sustentável, reconhecido internacionalmente. Em 2020, ficou em primeiro lugar no Ranking Times Higher Education entre universidades da Espanha, e na 40ª posição (de um total de 766) entre universidades do mundo inteiro. Essa avaliação é feita de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), e mede o compromisso de instituições de ensino superior com a sustentabilidade.

Sobre o ProMAI

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional seleciona, semestralmente, através de editais, estudantes para cursarem parte da sua graduação no exterior. São cerca de 40 instituições de ensino superior parceiras, divididas em 13 países. Ao retornar, os estudantes costumam trazer bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.

Compartilhe: