ESTUDE NA UNIT
MENU

O forró surge no Nordeste e conquista o Brasil

Ritmo recebeu influências de diversos gêneros musicais

às 14h41
Compartilhe:

Marca da região Nordeste e muito presente durante as festas de São João, o forró é um ritmo relativamente novo. O gênero musical surgiu no século XX e teve a influência de outros ritmos, como xote, xaxado e baião. O precursor do gênero foi Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no sertão de Pernambuco. Em 1949, o Rei do Baião lançou a música “Forró de Mané Vito”. Com a junção dos ritmos, a popularização da sanfona e a dança (feita arrastando os pés, para não levantar a poeira do chão de terra batida), nasce o gênero musical que levou o Nordeste para o Brasil.

As canções, que contavam a vida do povo nordestino, foram se popularizando nos anos seguintes, principalmente por Luiz Gonzaga, mas também por outros músicos, como Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, que tiveram as portas abertas pelo Rei do Baião. Com uma forte migração de nordestinos para outros estados, em especial nos anos 60 e 70, o ritmo foi se espalhando pelo país e ganhando o gosto do povo brasileiro. A partir daí, elementos de outros gêneros foram sendo agregados ao forró, como o pop e o rock, através do uso de guitarra elétrica, teclado e órgão eletrônico.

Origem do nome

Mesmo antes de Luiz Gonzaga abrir os caminhos para o gênero musical, o termo “forró” já era conhecido. Uma das teorias mais famosas, mas que já foi desmentida, é a de que a palavra vem da expressão em inglês “for all” (“para todos”). Segundo essa história, o ritmo teria surgido durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), com a presença de soldados dos Estados Unidos na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Os militares estadunidenses teriam feito uma festa e colocado na entrada uma placa escrito “for all”, indicando que todas as pessoas eram bem-vindas.

Essa versão não pode ser verdade, no entanto, porque o termo “forró” havia sido registrado em dicionários pela primeira vez no ano de 1913. Portanto, a teoria mais aceita é a de que “forró” é a redução da palavra “forrobodó”, dicionarizada em 1899. Esse termo, que significa “baile popular”, dá nome a uma música de Chiquinha Gonzaga (compositora carioca de chorinho), que nada tem a ver com o ritmo nordestino. A tese mais aceita sobre a origem da palavra “forrobodó” aponta que ela vem do galego “forbodó”, que por sua vez vem do francês “faux-bourdon”, o qual significa “desentonação”. Isso porque, segundo o escritor galego Fermín Bouza-Brey, o “forbodó” era movido a golpes de bumbo monorrítmicos.

Compartilhe: