ESTUDE NA UNIT
MENU

Volta às aulas demanda reorganização da rotina  

Parte dos alunos da Unit-PE retorna aos estudos no dia 5 de agosto

às 15h03
Compartilhe:

O clima no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — é de boas vindas. No dia 5 de agosto, os veteranos e calouros dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia retornam às aulas. Esse momento é de alegria, mas também pode ser complicado, devido à quebra da rotina promovida pelo período de férias. O descanso é necessário, mas, na volta às atividades da rotina, o tempo ocioso pode acabar desacostumando os estudantes com o seu cotidiano. Por isso, diversos pontos devem receber atenção para um retorno eficaz.

Tempo

Ana Paula Melo, psicopedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Unit-PE, defende que “a organização do tempo é fundamental para que a volta às aulas seja bem-sucedida”. A especialista aconselha aos estudantes que fiquem atentos ao calendário acadêmico do semestre, em especial datas importantes, para evitar surpresas.

A própria organização da rotina é uma outra dica trazida por Ana Paula. Por isso, ela diz que devem ser feitos cronogramas, tanto semanais quanto diários, para uma melhor organização das atividades. “Definir horários específicos para estudar, fazer tarefas de casa, atividades extracurriculares e tempo de lazer. Manter o cronograma visível para se lembrar dos compromissos”, orienta. Ela acrescenta ainda que devem ser definidas prioridades, de acordo com o que for mais importante e urgente, além de dividir tarefas complexas em partes menores.

Técnicas de estudo

Com relação aos estudos, a psicopedagoga diz que usar ferramentas como agendas, calendários ou até mesmo aplicativos (Trello e Todoist são algumas sugestões) é de grande ajuda para a gestão das tarefas. A especialista também acredita que ter um espaço dedicado aos estudos ajuda na produtividade. “Ter um espaço de estudo organizado e livre de distrações contribui para a concentração e a eficiência. Certifique-se de que o local seja confortável e tenha todos os materiais necessários”, detalha. 

Ainda segundo Ana Paula, revisar os conteúdos permite um melhor aprendizado. “Pequenas sessões de revisão ao longo do tempo são mais eficazes do que tentativas de memorizar tudo de uma vez”, complementa. A psicopedagoga também ressalta que métodos de estudo facilitam o aprendizado e também evitam o cansaço mental. “Use técnicas como a Pomodoro, que envolve períodos de estudo de 25 minutos seguidos de uma pausa curta”, explica.

Descanso

Ana Paula reforça que o descanso é primordial para o aprendizado dos estudantes. “Equilibrar o tempo de estudo com momentos de descanso é essencial para manter a produtividade e o bem-estar”, afirma. Ela acrescenta que o cuidado com a saúde e o bem-estar são fundamentais para um bom desempenho. “Não negligencie a importância de uma alimentação saudável, prática regular de exercícios e sono adequado. Essas estratégias podem ser adaptadas conforme a necessidade e a realidade de cada pessoa, mas o foco deve sempre estar em criar um ambiente que favoreça o aprendizado e o bem-estar geral”, enfatiza.

Compartilhe: