Proporcionar aos participantes uma experiência de debate sobre os principais desafios enfrentados pela sociedade atualmente. Esse é o principal objetivo da Pernambuco Model United Nations (Pemun), iniciativa que funciona como um modelo de simulação das Nações Unidas para estudantes universitários e do Ensino Médio do estado. A ação está na 6ª edição e aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Ao todo, mais de 200 jovens participaram do evento.
O projeto de extensão foi criado em 2017 por estudantes de Ciências Políticas e Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e segue o Modelo das Nações Unidas (MNU), que traz simulações de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), em formato de comitês. Dessa forma, os alunos podem experimentar como funciona a prática diplomática seguindo as regras desse órgão internacional.
Durante os dias do evento, os participantes puderam desenvolver habilidades de diplomacia, oratória, negociação, cooperação internacional e praticar a fluência em línguas estrangeiras, como o inglês e espanhol, uma vez que as sessões de debate acontecem, também, nesses idiomas.
Os principais assuntos abordados dentro dos comitês foram “A violação dos Direitos Humanos das Mulheres no Irã”, “Crise Migratória na Venezuela”, “Eliminação do plástico como promoção do desenvolvimento sustentável” e “A Atuação das redes sociais na perpetuação do discurso de ódio”, entre outros. Nas simulações da Pemun, os participantes atuam como diplomatas, jornalistas ou juízes representando países ou organizações, tendo como objetivo debater e solucionar as temáticas propostas para cada comitê.
A Unit-PE é sede oficial do projeto e fornece salas de aula, auditório, espaço para refeições, além de preparar uma equipe de funcionários para auxiliar os alunos durante a programação.