ESTUDE NA UNIT
MENU

Estrela na mesa do São João, o milho faz bem à saúde

Alimento é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais

às 15h16
Compartilhe:

Comidas de milho são uma paixão do Nordestino. E na época junina, esse amor e tradição transbordam em forma de delícias na culinária. Fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, a estrela na mesa das festividades de São João também traz diversos benefícios para a saúde.

O ingrediente principal do bolo de milho, da pamonha, da canjica e do munguzá é rico em carboidratos complexos, que servem como uma ótima fonte de energia para o corpo. Além disso, o milho conta com uma grande quantidade de fibras. “Esses nutrientes contribuem para uma maior sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal e controlam os níveis de açúcar no sangue e de colesterol”, afirma Hortência Andrade, professora de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

Dentre as vitaminas presentes no grão, estão a vitamina A (boa para a saúde ocular), vitamina E (tem função antioxidante, protegendo o corpo contra doenças), vitamina K (ajuda na coagulação sanguínea) e vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo e ajudam o sistema nervoso, dentre outros benefícios. Magnésio, manganês, cobre e zinco são alguns dos sais minerais presentes no milho e que ajudam no sistema imunológico e na saúde do corpo de maneira geral, além do fósforo, que beneficia os ossos, e o ferro, bom para a produção de células vermelhas do sangue.

Carboidrato do bem

Devido à grande quantidade de carboidratos complexos, no entanto, o milho é considerado um alimento energético, ou seja, calórico e, por isso, muitas vezes é visto como vilão de dietas. Por outro lado, em uma alimentação equilibrada, principalmente aliada à prática de exercícios físicos, alimentos feitos com milho contribuem para a saúde e ainda podem ajudar no ganho de massa muscular. Sem contar que, graças às fibras, a sensação de saciedade diminui a vontade de comer mais e os níveis de carboidratos (açúcar) no sangue, que podem contribuir para o acúmulo de gordura, também caem.

O leite de coco é um outro ingrediente comum da época, usado em receitas como canjica, pamonha, munguzá e bolo pé de moleque, e que tem uma grande quantidade de gorduras boas. Hortência Andrade acrescenta que o fruto também tem diversas propriedades nutricionais. “Ele tem muitos nutrientes, como vitamina C, cálcio e magnésio”, complementa a nutricionista.

Desde o Brasil colonial 

Destaque no São João, o milho ganhou esse posto de importância ainda no período colonial. Os portugueses costumavam comemorar a colheita do trigo no meio do ano, mas o grão não era cultivado no Brasil quando eles chegaram aqui, sendo necessária a substituição pelo milho, que também é colhido na mesma época. 

Compartilhe: