A programação do 1° Talk Unit trouxe à tona discussões sobre Arquitetura Computacional GPU, Nvidia Quantum Infiniband, Redes Neurais, entre outros assuntos. O evento aconteceu nos dias 7 e 10 de junho, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – e reuniu alunos do 1° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), curso da Unit-PE ofertado em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, e Ciência da Computação.
Os participantes, além de apresentarem e trocarem informações sobre seus trabalhos, receberam dicas preciosas de Genésio Gomes, embaixador da Campus Party, maior festival de tecnologia e empreendedorismo do mundo. “Muito feliz em estar aqui na Unit-PE para dar esses feedbacks. Posso resumir minhas dicas em alguns pilares: o primeiro deles é entender e conhecer as empresas e pessoas que estão à frente do seu tempo, inovando em seus produtos. O segundo é trabalhar o motivo pelo qual uma ideia ou produto estão sendo desenvolvidos e, por último, lembrar sempre que a Computação é meio. Não adianta ficar na Computação pela Computação, precisamos conhecer outras áreas”, ensinou.
Um dos assuntos apresentados pelos alunos foi o Edge Computing. Esse modelo de computação descentraliza o processamento de dados, movendo-o para a borda da rede, próxima aos dispositivos de origem dos dados, como sensores e câmeras. Essa proximidade permite que o processamento ocorra localmente e proporcione respostas mais rápidas e eficientes. Os alunos Guilherme Pinheiro e Pablo Lopes, ambos do curso de ADS, foram os responsáveis por abordarem o assunto. “O evento está sendo muito legal porque estamos conseguindo ter mais contato com a parte de hardware e também com inovação. Estamos aprendendo sobre diversos modelos de arquitetura computacional e ainda tendo feedbacks dos convidados”, afirma Guilherme.
Os estudantes Eudes Jordão, Luciana Nader, Nicolas Roverato, Tiago Renan, Murilo Vinícius, Eraldo Filho e Hebert Lira, também do curso de ADS, falaram sobre Internet das Coisas (IOT), que conecta dispositivos inteligentes, permitindo a coleta e compartilhamento de dados. Esses dispositivos possuem sensores, processadores, softwares e conexão de rede, facilitando a interconexão. Os discentes levantaram questionamentos e trouxeram respostas sobre quais os riscos de segurança que uma vulnerabilidade pode ter, como um dispositivo pode estar vulnerável e listaram os principais ataques que os dispositivos podem sofrer, como exploração de vulnerabilidade de firmware e ataques baseados em credenciais.
Clóves Rocha, professor da Unit-PE e um dos organizadores do evento, explica que a ideia do seminário surgiu nas aulas. “Os trabalhos foram evoluindo bastante e se conectando com Inteligência Artificial. A partir daí, percebemos a importância da Arquitetura Computacional para suportar essa nova tecnologia, pois é preciso uma infraestrutura específica”, ensina.
O especialista acrescenta que “o aprendizado e a troca de ideias entre turmas diferentes foi o objetivo principal desse 1° Talk Unit”.