ESTUDE NA UNIT
MENU

Insegurança dos alimentos causa danos à saúde

Data pede conscientização sobre contaminação alimentar

às 14h59
Compartilhe:

No dia 7 de junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, criado pela Assembleia Geral da ONU em 2018. A data tem o intuito de conscientizar sobre a transmissão de doenças por alimentos contaminados, além de inspirar a criação e o engajamento em ações para prevenir e detectar riscos de contaminações. As chamadas doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs) são causadas pela ingestão de comidas ou água contaminados e, segundo a Anvisa, existem mais de 250 tipos.

As origens desses alimentos e água contaminados podem ser bastante variadas. Falta de saneamento básico, má conservação e má higienização das comidas são algumas das causas. Estima-se que, no mundo, uma a cada dez pessoas contrai alguma DTHA, sendo 420 mil mortes por ano. De acordo com a ONU, cerca de 40% dos infectados são crianças com menos de cinco anos de idade. “Muitos brasileiros conseguiram sair da condição de fome e de miséria, mas ainda há algo muito grave que precisamos nos preocupar, principalmente por causa dos comprometimentos fisiológicos e orgânicos que a insegurança alimentar pode trazer”, diz Tâmara Gomes, professora de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

Prejuízos para a saúde e comércio 

Os alimentos contaminados trazem prejuízos não só para a saúde, como também para o comércio e para a economia, principalmente em países mais pobres. Uma estimativa da ONU revela que o consumo de alimentos inseguros custa às economias de baixa e média rendas cerca de US$ 95 bilhões anualmente em perda de produtividade. Em locais que vivem em guerra ou que tenham refugiados a situação é ainda mais complicada, devido à dificuldade de encontrar alimentos considerados inócuos, ou seja, inofensivos. Nessas condições, as pessoas acabam consumindo o que podem.

Agentes infecciosos

Dentre os principais agentes infecciosos presentes nesses alimentos infectados estão  Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Coliformes, Bacillus cereus, rotavírus e norovírus. Os principais sintomas decorrentes das infecções por esses e outros agentes são náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre. Para o tratamento, deve ser avaliado caso a caso, já que depende do agente infeccioso. Também é importante a ingestão de água para reposição de líquidos, principalmente em casos de diarreia. 

Compartilhe: