Arthur Formigoni tem 18 anos e está se preparando para escolher a profissão. O segmento de Tecnologia chama sua atenção, mas ainda está avaliando as possibilidades. Para ajudar estudantes como ele a reunirem informações sobre suas áreas de interesse, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – organiza o Unit Experience, que disponibiliza dinâmicas e workshops variados para alunos do Ensino Médio, dando a eles a oportunidade de entender como funciona o dia a dia de variadas profissões e de cursos de Graduação. A iniciativa, em 2024, recebeu dois dias de programação. O primeiro aconteceu em 17 de maio e o segundo encontro será em 24 de maio.
No dia 17, o campus da Unit-PE recebeu cerca de 300 alunos dos colégios Pentágono, Colégio Polícia Militar, Avance, Evolução, Colégio Instituto Brasília e Colégio Souza Leão. A programação foi iniciada às 13h, com um momento de descontração e recreação.
“É com muita alegria que recebemos os alunos do Ensino Médio de grandes escolas do Recife e da Região Metropolitana. Aqui eles experimentam um pouco da profissão que almejam escolher num futuro breve. E, para esse momento, toda a nossa comunidade acadêmica se envolve, discentes, diretores, coordenadores, professores e técnicos. Nosso objetivo é promover uma tarde efetivamente produtiva”, explica o reitor da instituição, prof° Diogo Galvão.
Também foi organizada uma Feira de Oportunidades para os estudantes interessados em conseguir estágios. Estiveram presentes empresas parceiras, como CRS Estágios e Empregos, Centro de Integração Empresa-Escola e o Núcleo de Desenvolvimento Profissional (Nudep).
Workshops
Os workshops foram as atrações mais procuradas. Havia opções nas mais variadas áreas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Administração, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Medicina. Lidiane Luna, 17 anos, aprovou a programação e as opções oferecidas. “Eu gosto bastante da estrutura da Unit, já tinha conhecido antes. Me inscrevi no workshop de Medicina, sobre Anamnese e Diagnóstico. Estou ansiosa”.
No curso “Cozinha Afetiva”, organizado pelo curso de Nutrição e ministrado pela professora Hortência Andrade, os participantes conheceram o conceito dessa técnica e como ela traz de volta receitas caseiras que remetem a situações da infância e tocam no coração de quem prova. Os alunos aprenderam o passo a passo para se preparar um bolinho de banana e um brownie saudável.
A área de Enfermagem preparou uma “Simulação realística em resgate de vítima”, conduzida pela professora Gabriela Monfort, por meio da qual, os estudantes aprenderam técnicas de reanimação cárdio pulmonar e dicas importantes de como se comportar nesses momentos de pressão.
“Para os alunos do Ensino Médio, cada minicurso traz a realidade de uma área específica e se ele tem dúvida sobre alguma profissão, ele consegue tirar essa dúvida. Falando especificamente da nossa simulação, é um procedimento que pode salvar vidas, então o participante acaba sendo um multiplicador desse conteúdo”, explica Andrea Roseane, coordenadora de Enfermagem.
Ivanacha Carneiro, coordenadora do curso de Fisioterapia, explica que o Unit Experience também é válido para os alunos da própria Unit-PE, pois podem adiantar alguns conhecimentos e auxiliar outros estudantes. “Fora isso, o evento estimula a extensão, a pesquisa para saber de outras áreas e a união de toda a comunidade acadêmica”, afirma.
Além dos cursos, a professora de Português e Redação, Fernanda Bérgamo, preparou um aulão especial, em que deu dicas e orientações sobre como fazer uma redação Nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Devemos sempre nos preparar para as pegadinhas do Enem. O primeiro passo é o mais básico deles: se atentar ao tema e identificar o recorte que está sendo solicitado”, explica Fernanda.