Um discente do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — foi contemplado com uma bolsa para estudar por três semanas na Universidade de Salamanca, na Espanha. Everton Odilon Alves da Silva, do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), conseguiu o benefício a partir do Programa Top España 2024, de realização do Banco Santander em parceria com diversas universidades do Brasil, entre elas, a própria Unit-PE. O bolsista embarca no dia 28 de junho e retorna no dia 17 de julho.
Everton conta que sempre teve vontade de realizar um intercâmbio, mas nunca conseguiu. “Eu nunca tive oportunidade, por dois motivos. Primeiro, pelo tempo, porque eu sempre trabalhei, estudei, então a ideia de fazer um intercâmbio sempre foi muito difícil. E também pelo valor mesmo”, explica. O jovem revela que um dos pontos que lhe chamaram a atenção no programa do Santander foi justamente o fato de vários custos serem cobertos, como passagem de ida e volta, hospedagem e alimentação.
Oportunidades e soluções
Ainda segundo o estudante, a questão financeira é um grande obstáculo para muitos que desejam ingressar em um intercâmbio. Mesmo assim, ele aponta soluções. “Existem oportunidades. A própria Unit-PE tem algumas. Eu acho que um ponto inicial é justamente procurar a instituição e acredito que não se deve ter medo. Se é uma vontade que você tem, você tem que enfrentar e vai dar tudo certo”, avalia.
Everton se mostra bastante animado para a viagem, principalmente por tudo que pode vivenciar nessa experiência. “Eu estou muito ansioso, porque vai ser uma oportunidade de estudar fora e aprender uma outra língua, outras culturas. Agora estou começando a pesquisar coisas para fazer lá, programações culturais, museus, até cidades próximas para visitar, porque sei que vamos ter um tempo livre, além das aulas na universidade”.
Benefícios profissionais
Designer, formado em Publicidade e Propaganda, o jovem conta que decidiu iniciar o curso de ADS por influência de um amigo. “Eu já gostava de Tecnologia, mas ainda não tinha pensado em fazer o curso. Conversando com ele, acabei me convencendo e gostando bastante. Tanto que eu saí do meu antigo emprego e, pouco tempo depois, comecei a estagiar na área. Acabou sendo um novo sonho que adquiri e acabei realizando. Essa mudança de área, de faculdade, acabou me proporcionando muitas coisas, inclusive a oportunidade de fazer esse intercâmbio”, explica.
“Acredito que vai agregar muito, porque o ponto principal desse intercâmbio é aprender uma nova língua. Na minha área, isso é muito importante pois a Tecnologia acaba sendo algo muito global e, mesmo trabalhando no Brasil, eu posso ter contato com clientes ou até colegas de trabalho de outros países e ter a possibilidade e a necessidade de falar inglês, espanhol, enfim”, diz Everton sobre o impacto que o intercâmbio pode ter na própria carreira. O jovem ainda pensa em, futuramente, sair do Brasil e trabalhar em algum país de língua espanhola.
“Esse programa vai proporcionar aos estudantes a oportunidade de acesso a uma nova cultura, por meio de uma experiência acadêmica internacional, em uma universidade de renome, além de inovação curricular, bem como o desenvolvimento de soft skills, que são muito valorizadas no mercado”, explica Estefani Silva, Secretária Geral da Unit-PE.