ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE realiza cerimônia para recepcionar os novos pesquisadores do Centro

A Solenidade de Inserção Acadêmica e Científica acontece no dia 16 de maio

às 15h02
Compartilhe:

A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, realizará a Solenidade de Inserção Acadêmica e Científica no dia 16 de maio, às 18h30. A ocasião reunirá os novos estudantes vinculados às atividades de Monitoria, Extensão e Iniciação Científica para assinatura formal de seus termos de compromisso. 

“Trata-se de uma retomada de ações de integração de estudantes, que já foram feitas anteriormente e deverão voltar a ocorrer com regularidade. Também será uma forma de integrá-los na comunidade, chamando atenção para a importância de atividades extracurriculares”, explica Mário Gouveia, coordenador da COPEX. 

Foram convidados 87 estudantes dos cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Mecatrônica, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que também poderão convidar seus parentes e acompanhantes. 

A programação envolverá uma fala institucional de acolhida de Mário Gouveia e do reitor, professor Diogo Galvão, e a palestra “Papo Universitário: Engajamento Acadêmico como diferencial na formação”, com a professora e doutora, Valéria Oliveira. 

Projeto Rondon 2024 

No evento, também será apresentada a equipe de estudantes e professores da Unit-PE selecionada para o Projeto Rondon – Operação Velho Chico 2024, coordenada pelo Ministério da Defesa. Buscando integração social, a ação, que, neste ano, tem seu centro regional localizado na cidade de Petrolina, tem como objetivo desenvolver soluções e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população. 

Tais soluções também se configuram como uma oportunidade singular para o aprimoramento pessoal e cívico dos estudantes universitários enquanto se capacitam para assumir responsabilidades sociais em relação às questões do país que demandam intervenções. “Essa interação não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também contribui para o fortalecimento do tecido social e para a promoção da cidadania ativa”, afirma Mário Gouveia.

Importância das experiências extracurriculares

As experiências extracurriculares são de fundamental importância para o aluno tendo em vista que este é o canal de contato entre a sua formação acadêmica e a sociedade. “Elas se fazem por meio de ações práticas em que o estudante exercita não apenas conhecimentos técnicos aprendidos em sala de aula, mas também a cidadania e a compreensão de que pode, nestas ações, atuar em prol do desenvolvimento social de comunidades, contribuindo com aqueles que demandam os seus serviços. O que faz valer a máxima: ‘de cada um de acordo com as suas capacidades e a cada um de acordo com as suas necessidades’”, finaliza Mário. 

Compartilhe: