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Neuropsicopedagogia é tema de projeto de Iniciação Científica

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi o foco

às 17h03
doctor with human Brain anatomy model. World Brain Tumor day, Brain Stroke, Dementia, alzheimer, parkinson and world mental health concept
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A Iniciação Científica vem rendendo bons frutos e resultados para os alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. O projeto sobre “Intervenção Neuropsicopedagógica em casos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” é um exemplo. A autora é a estudante do 6° período de Psicologia, Karina Karla, que, juntamente com a professora orientadora Giedra Marinho, teve grande prazer em contribuir com o âmbito científico. “Passei o ano de 2023 dedicada a essa pesquisa”, diz. 

“Muitas crianças e adolescentes que são diagnosticados com TDAH, precisam passar por uma intervenção, que os ajudará nas dificuldades em relação às funções executivas e isso ajuda na organização e influencia, também, na aprendizagem escolar”, explica Karina, sobre a escolha do tema. 

Para ela, esse trabalho representa uma responsabilidade para a Ciência e acrescenta que gostaria de dar continuidade no conteúdo pesquisado. “O processo é sempre trabalhoso. Seguir o rigor da Academia requer insistência, mas foi gratificante, pois à medida que eu pesquisava, aprendia sempre mais. É um caminho longo o da Pesquisa, porém, gratificante”, complementa. 

“Com o trabalho, entendi que entrar no mundo da pesquisa é entender que sempre existe a possibilidade de se construir algo. Aprendi a ser mais sistemática, pois é necessário, e  aprendi mais sobre o conteúdo em si. É um pequeno mergulho, que poderá abrir muitas portas”, acrescenta.

Bastante orgulhosa, a orientadora Giedra Marinho acredita que a Neuropsicopedagogia é um suporte no campo de aprendizagem para quem deseja trabalhar com a TDAH. “Karina utilizou vários instrumentos e técnicas de avaliação para conseguir identificar falhas no processo de aprendizagem e pontos que precisavam de melhorias. Esse projeto foi muito importante porque eu pude perceber a dinâmica da aluna, que já é psicopedagoga formada e está complementando agora com o curso de Psicologia”, explica.  

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