ESTUDE NA UNIT
MENU

Feira de Oportunidades da Unit-PE reúne alunos e empresas e estimula empregabilidade

Além de vagas para estágio e emprego, iniciativa ofereceu palestras e workshops

às 15h45
Compartilhe:

Thayná Lopes é formada há dois anos em Gestão Financeira e está à procura de emprego desde novembro de 2023. André Medeiros é consultor na empresa de consórcios Ademicon e está em busca de novos talentos para ajudar na expansão e crescimento da organização. A Feira de Oportunidades, que aconteceu no dia 17 de abril, foi o local onde esses interesses mútuos se cruzaram. O evento, aberto ao público, foi organizado pelo Setor de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, e teve o objetivo de estimular a empregabilidade não apenas dos alunos do Centro, mas também de toda comunidade, sendo esse um dos principais objetivos da instituição para os próximos dois anos.

“Um dos pilares do Grupo Tiradentes é a empregabilidade, preparar nossos alunos para que tenham competências técnicas e comportamentais que lhes possam dar fortes condições de conquistar e principalmente construir uma carreira bem-sucedida. Ficamos muito felizes com os objetivos alcançados pelo evento e com o excelente retorno dos parceiros, alunos e convidados”, explica o reitor da Unit-PE, professor Diogo Galvão.

A Feira ofertou mais de 500 vagas de emprego e estágio, com possibilidade de entrevistas feitas na hora. “Contamos com a parceria de diversas empresas como Ferreira Costa, Porto Digital, Hub Nogueira, entre outras. Todas trazendo possibilidades profissionais para quem esteve presente”, explica o pró-reitor de Marketing, Relacionamento e Vendas da Unit-PE, Arthur Filgueiras.  

FORMAÇÃO – Além da oferta de vagas, a feira trouxe organizações que atuam na formação de jovens para o mercado de trabalho. Uma delas é a Quark, plataforma que estimula o desenvolvimento de habilidades comportamentais de estudantes, por meio de tecnologias educacionais em formatos como microlearning (pensado para diminuir a fadiga do aluno) e games. Ana Uriarte, cofundadora da empresa, explicou que os alunos com acesso ao aplicativo, conseguem emitir certificados dos cursos, que podem ser usados para enriquecer o currículo ou como horas complementares.  

NETWORKING – Pedro Felipe é aluno do 4° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit-PE e aprovou a iniciativa. “Esse tipo de evento é muito interessante para nós, alunos, porque conseguimos mostrar nossas habilidades e conhecer o RH de algumas organizações. Eu consegui participar de um processo seletivo e conheci empresas novas. Estou na expectativa de conseguir um estágio”, comemora.

As oportunidades oferecidas foram em diversas áreas como Gestão, Atendimento, Tecnologia e Comercial. Anna Beatriz é formada em Serviço Social, está procurando uma vaga de emprego há seis meses e conta que eventos assim são muito positivos. “O mercado de trabalho está bem difícil, principalmente na minha área, que precisa muito de indicações. Aqui, eu encontrei várias empresas diferentes em um só lugar, conversei com os representantes e pude deixar meu currículo”, concluiu.

Dicas em palestras e workshops

Com a realidade da Era Digital, os processos seletivos das empresas têm mudado e novas habilidades vêm sendo valorizadas, sendo uma delas o aprendizado contínuo. Com isso, além de vagas para estágio e emprego, a Feira trouxe inúmeras opções de workshops e palestras, todos gratuitos, para aqueles profissionais que querem se manter atualizados.

Um desses cursos foi sobre “Como utilizar o LinkedIn para alavancar a sua carreira”, ministrado pela mentora e palestrante convidada, Augusta Ramos, que deu dicas de como se destacar online. “Eu recomendo utilizar o site das empresas ou cadastrar o currículo em plataformas na internet. Dessa forma, o material do candidato pode ser encontrado por robôs, que identificam palavras-chave e termos que têm a ver com a área na qual a pessoa está procurando emprego”, explica.

Já no curso “Currículo na Prática”, os participantes receberam dicas preciosas da supervisora de Carreiras da Unit-PE, Karina Paz, que explicou o melhor tipo de foto para ser colocada no documento, o que deve ser colocado no campo “Objetivo” e a importância de adaptar o material para cada oportunidade que o candidato for concorrer. “É crucial ainda colocar as atividades complementares, link para as redes sociais, habilitações e um resumo profissional de cinco a seis linhas”, finaliza Karina.

O evento ainda teve ampla cobertura da imprensa do Recife, com destaque para a Rede Globo, Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rádio Jornal. 

Compartilhe: