ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Odontologia da Unit-PE coleciona experiências acadêmicas

O estímulo à leitura e à curiosidade foram primordiais nesse processo

às 14h32
Compartilhe:

O estudante Arthur Isaac, do 8º período do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, teve sua criatividade, fala e escrita estimuladas desde a infância e a leitura e a curiosidade foram primordiais nesse processo. 

“Minha infância foi muito especial. Sempre gostei muito de televisão e de assistir ao ‘Sítio do PicaPau Amarelo’. Na época, eu também tinha um blog para o qual redigia resumos dos episódios que assistia diariamente. Nos tempos de escola, destaco as aulas de teatro, os inúmeros projetos e apresentações dos quais participava. Hoje, reconheço o quanto essa prática foi benéfica para minha formação”, afirma Arthur. 

Essas experiências trouxeram aprendizados para o jovem que o ajudam até hoje na rotina da faculdade, onde também já reúne um extenso portfólio de trabalhos e projetos. Ele preside a Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LASBC), é monitor na disciplina de Dentística e foi aprovado, recentemente, em um projeto de iniciação científica. 

“Queria destacar o projeto ‘Desbravadores da Saúde Bucal’, também produzido na Unit-PE, que teve como público-alvo crianças em tratamento antineoplásico, além de seus pais e/ou responsáveis. Trabalhamos com abordagens lúdicas, como jogos, brincadeiras, teatro, canto, dança e pintura, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da manutenção de bons hábitos de higiene bucal, o papel fundamental da equipe multidisciplinar e as consequências advindas do tratamento na cavidade bucal. Foi uma experiência enriquecedora, que inclusive, foi apoiada por alunos e professores”, destaca. 

Para ele, atividades como essas são muito importantes, porque os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido, enfrentar desafios reais e desenvolver habilidades como liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. “Percebo que meus colegas de classe descobrem novas aptidões que sequer sabiam que tinham a partir desses projetos. Aprendemos, contribuímos com a sociedade e fortalecemos o nosso currículo, deixando ele mais competitivo para os desafios do futuro”, ressalta. 

“Quando estou na Unit, me sinto em casa. Para mim, a faculdade é um espaço muito rico, porque o aprendizado vai muito além da sala de aula. O aluno tem a liberdade de criar, de propor e de executar. A coordenação, o corpo docente e os profissionais são qualificados e de fácil acesso “, acrescenta. 

Após a formação no curso, os próximos passos do jovem de 22 anos serão prestar residência  em Saúde da Família ou Coletiva e se especializar em Dentística. Mais para frente, mestrado e doutorado também estão incluídos em seus planos. Além disso, Arthur não descarta uma segunda graduação. “Gosto muito de aprender coisas novas. Os desafios me motivam”, explica.

Fora do campo acadêmico, Arthur, de 22 anos, respira e almeja arte. “Gosto de ler, escrever, produzir, dirigir, atuar, ir ao teatro, ao cinema e assistir televisão, desde programas de auditório até produtos de teledramaturgia”, finaliza.

Compartilhe: