ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Rota Amiga garante carona para estudantes que seguem o mesmo trajeto

Aluna explica que a iniciativa é uma questão de qualidade de vida

às 14h37
Estudante acessando Qr Code que direciona ao grupo de caronas.
Estudante acessando Qr Code que direciona ao grupo de caronas.
Alicely Araújo - professora preceptora do projeto
Compartilhe:

A Extensão está cada vez mais presente no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Um exemplo disso é o Projeto Extensionista Rota Amiga, que consiste em oferecer e solicitar carona para estudantes que seguem o mesmo trajeto, por meio de um aplicativo. Fruto do componente curricular Projeto Extensionista II, o trabalho está sendo desenvolvido por estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Direito e Odontologia, sendo eles, Rebeca Alves, Luiz Augusto, Elen Tamires, Rute Ferreira e Débora Muniz, respectivamente. 

O aplicativo ainda está em desenvolvimento, mas oferecerá dois tipos de perfis: motorista e passageiro. De acordo com Rebeca Alves, integrante do grupo e estudante do 3º período de ADS, os usuários poderão escolher qual perfil desejam ao se cadastrar na plataforma. “Como motorista, os alunos podem especificar sua disponibilidade de destino, número de assentos disponíveis, se cobrarão taxa dos passageiros ou não, preferências de aceitação de passageiros, entre outros detalhes. Por outro lado, os passageiros fornecerão informações semelhantes, mas adaptadas às necessidades do perfil de passageiro. Ambos os tipos de usuários têm a capacidade de visualizar os perfis uns dos outros, o que contribui para a segurança e confiabilidade do serviço”, explica. 

Enquanto o aplicativo não é finalizado, os idealizadores do projeto decidiram criar um grupo no whatsapp, onde as caronas podem ser resolvidas. “Os alunos que têm veículo, compartilham sua origem, destino e número de vagas disponíveis. Aqueles que não possuem carro e precisam de carona, perguntam se há disponibilidade para o seu destino. Atualmente, temos a participação de 77 alunos em nosso grupo”, explica Rebeca Alves, uma das integrantes do projeto”, complementa. 

Rebeca conta ainda que a iniciativa é uma questão de qualidade de vida. “Como dependente de transporte público para locomoção, encaro, diariamente, ônibus lotados, falta de segurança e ausência de conforto. Acredito que, diante do cenário atual do país e do estado, não sou a única a enfrentar esses desafios ao sair de casa. Então a possibilidade de aliviar esse fardo não apenas para mim, mas também para os outros, é interessante. Eu e meu grupo esperamos que outras pessoas também possam desfrutar dessa ideia”, finaliza.

Para Alicely Araújo, professora da Unit-PE e preceptora/orientadora do projeto, a iniciativa é super válida e importante, tendo em vista que busca proporcionar segurança, conforto e firmar muitas parcerias e amizades. “Inicialmente, fiquei surpresa e ponderando se realmente seria válido, mas percebi o quanto os estudantes estavam engajados e como o grupo de adeptos cresceu. É muito enriquecedor vê-los se engajando em pesquisa, evidenciando algo essencial diante das suas perspectivas e desenvolvendo empatia, companheirismo e sustentabilidade”, acrescenta. 

Compartilhe: