ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes realizam pesquisa sobre Desafios enfrentados por Enfermeiros da Classificação de Risco por Emergência

O trabalho é fruto de projeto para Iniciação Científica

às 16h04
Emergency paramedics handing over patient to emergency nurse
Compartilhe:

Buscando despertar a vocação científica e tecnológica dos alunos e oferecer a oportunidade de complementar o ensino da graduação, a Iniciação Científica vem rendendo bons frutos e resultados no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Diversos trabalhos já foram realizados, como é o caso do artigo científico “Desafios enfrentados por Enfermeiros da Classificação de Risco por Emergência”, que entrará em fase de publicação. 

Realizado no segundo semestre de 2023 pelas estudantes Gabriele Maciel, do 9º período, Patricia Gomes, Maria Angélica, do 10º, e as egressas Thayuane Oliveira e Dayana de Solva, do curso de Enfermagem da Unit-PE, o trabalho fala sobre a jornada dos enfermeiros que trabalham com a classificação de risco na emergência. “É uma atividade complexa e privativa, por isso é preciso que o profissional possua competências e habilidades específicas para esta função. A partir daí surge a motivação do trabalho: compreender melhor como funciona essa rotina”, explica uma das estudantes, Gabriele. 

Para ela, esse projeto, assim como outros, contribuem bastante com o âmbito científico: “Toda pesquisa é válida, seja para comprovar algo ou desmistificar, principalmente, na área de saúde. Fazer novos trabalhos proporciona ao leitor e ao pesquisador uma nova compreensão a respeito da temática”. 

Essa foi a primeira pesquisa de campo da Gabriele e já foi suficiente para mudar totalmente sua perspectiva enquanto estudante, exigindo responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e profissionalismo, características bastante exigidas no mercado de trabalho. “Não é nada fácil. Mas estar inserida nesse ambiente e trazer resultados de uma pesquisa é sensacional, o estudante precisa sempre estar engajado e a iniciação científica é a oportunidade perfeita para ele aprimorar seus conhecimentos, tornando-o um profissional”, conta. 

O trabalho foi orientado pela professora Amanda Oliveira, que conta seu sentimento em fazer parte. “Satisfação e realização profissional, pois esses incentivos à pesquisa faz com que a profissão de enfermagem seja mais valorizada e que os alunos já sejam instruídos a serem pesquisadores e colham frutos, como entrar em residência e em mestrado”. 

Como exemplo disso, a Iniciação Científica contribuiu diretamente com a aprovação das alunas Thayuane e Patrícia em suas residências. Recém-formadas, Thayuane está se especializando em Traumatologia e Ortopedia, no Hospital Otávio de Freitas, e Patrícia em Saúde Mental, na Rede de Atenção Básica no IMIP. 

Compartilhe: