ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE realiza visita ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer

Instituição atua há 27 anos no estado

às 20h30
Compartilhe:

No dia 3 de abril, o reitor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Diogo Galvão, a coordenadora de Suporte Acadêmico, Daniele Gomes, e o coordenador de Marketing, Renato Plimer, realizaram visita ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE). Além do estreitamento das duas instituições, que já são parceiras, a ação traz evidência para o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 8 de abril, levantando uma pauta sobre a importância da prevenção e acesso à informação.

O objetivo da visita foi conhecer de perto os projetos e iniciativas do GAC-PE, que já tem 27 anos de atuação no estado, e os representantes da Unit-PE foram recepcionados pela Dra. Vera Morais, fundadora e presidente do GAC-PE, e Carolina Morais, gerente institucional.  

“Um dos nossos valores é a Responsabilidade Social, por isso, parcerias com instituições que tenham trabalhos sérios como o GAC são muito importantes. Nessa nossa visita queremos identificar ações que possam ser feitas durante todo ano, envolvendo nossos colaboradores, professores e alunos. Queremos aprofundar cada vez mais essa parceria”, explica Diogo Galvão.  

O GAC-PE oferece suporte humanizado e assistencial às crianças e adolescentes em tratamento do câncer infantojuvenil e seus familiares. É através do atendimento humanizado que a instituição consegue expandir os vínculos entre pacientes, familiares, profissionais e voluntários, durante todo o tratamento. Atualmente, são 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além disso, desde 2019, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), realiza capacitação dos profissionais de saúde de todo o estado para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Grupo, basta acessar o site www.gac.org.br ou as redes sociais. O contato para doações é feito pelo telefone (81) 99969-4315.  

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O dia 8 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o combate ao câncer no mundo inteiro. Com quase 20 milhões de novos casos da doença em 2022, o câncer continua sendo uma das patologias que mais mata, tendo tirado a vida de 9,7 milhões de pessoas no referido ano. De acordo com dados da OMS, os tipos de câncer mais comuns mundialmente são o de pulmão (quase 2,5 milhões de casos), de mama (2,3 milhões) e colorretal (1,9 milhão).

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer prevê que, entre 2023 e 2025, sejam registrados 704 mil novos casos por ano. Os tipos mais incidentes são câncer de pele não melanoma (31% dos casos), de mama (10,5%) e de próstata (10,2%). Quando se fala em câncer infanto-juvenil, a instituição contabiliza 8,5 mil novos casos anualmente, sendo a Leucemia, tumores cerebrais e do sistema nervoso central (SNC) os mais comuns nessa faixa da população.

Compartilhe: