ESTUDE NA UNIT
MENU

Humanização em tratamentos oncológicos encerra III SEMPEx

A 3ª edição da SEMPEx chegou ao último dia com uma extensa programação, com destaque para a produção científica dos alunos e uma palestra sobre humanização

às 20h12
A 3ª edição da Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx, da UNIT, chegou ao seu terceiro e último dia com uma extensa programação, onde a produção científica dos alunos e a palestra de encerramento ganharam maior destaque.
Intervenção no banner da SEMPEx
Intervenção no banner da SEMPEx
Banda TRINKDA
Participantes no último dia da SEMPEx
Artista André Monteiro
Aluna Thâmara Onofre e a Dra. Eliane Revoredo
Dra. Eliane Revoredo
Aluna Jucilene Zeferino
Prof. Pedro Paulo Procópio
Thâmara, Eliane Revoredo e Pedro Paulo Procópio
Prof. Edgard Leonardo e alunos de Administração
Compartilhe:

A 3ª edição da Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx, da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), chegou ao seu terceiro e último dia com uma extensa programação, onde a produção científica dos alunos e a palestra de encerramento ganharam maior destaque.

No período da manhã, os auditórios 1 e 2, receberam exposições orais de trabalhos acadêmicos dos alunos de graduações e pós-graduações da instituição.

Divididos em “Humanidades e tecnologias” e “Saúde e cidadania”, os estudantes foram avaliados pelos professores Edgard Leonardo, Eriberto Cordeiro, Ana Cláudia Paegle e Michelly Cauás.

A tarde, foi a vez das mini-oficinas movimentarem o público com “Combate à acne vulgar”, com a professora Ivanacha Carneiro, “A energia nuclear como alternativa à crise energética”, com o professor Marcos Ely e “Metodologia Científica descomplicada”, com a professora Rita Patrícia.

O encerramento da III SEMPEx iniciou com a exposição de banners dos alunos – no hall do Recife Praia Hotel – e a apresentação do projeto de extensão “Conduta consciente na Facipe”, pelos egressos Kléber Nogueira e Jucilene Zeferino.

O ponto alto da noite foi à conferência com a gestora do Departamento de Odontologia e Próteses, do Hospital de Câncer de Pernambuco – HCP, Dra. Eliane Revoredo, que apresentou “A humanização no tratamento de pacientes oncológicos mutilados”.

No encontro, a palestrante demonstrou os resultados de um trabalho de reerguimento de pacientes acometidos pelo câncer, através da fabricação de próteses em silicone, em substituição a membros que sofreram algum tipo de mutilação.

Olhos, nariz, boca, todos perfeitamente esculpidos com tamanha exatidão, com direito a rugas e pelos, simulando as imperfeições da pele humana.

Segundo a Dra. Eliane Revoredo, o maior significado do seu trabalho é devolver a dignidade de pessoas que travam uma batalha constante contra o câncer, através da humanização do tratamento.

“Mesmo com a dificuldade em obter materiais apropriados, conseguimos com muito amor e dedicação, realizar um trabalho que tem um objetivo bem claro, resgatar pessoas que foram acometidas pelo câncer. Ao fabricas e distribuir estas próteses, permitimos que as pessoas atendidas voltem a sorrir, e reconstruam sua vida com alegria. Esta é, e sempre será a nossa maior recompensa”, contou.

Ao final, a banda TRINKDA animou os participantes com músicas evocando a preservação da natureza e do meio ambiente. Ao mesmo tempo, o artista André Monteiro realizou uma “intervenção” no banner da SEMPEx, reconstruindo-o com tintas, cola e materiais descartados pelos alunos.

Compartilhe: