ESTUDE NA UNIT
MENU

Escritora e professora da UFRJ lança livro na Unit-PE

“Na Mira do Fuzil” trata da saúde mental das mães de vítimas de violência armada

às 15h25
Compartilhe:

O Conselho Regional de Serviço Social realizou evento de lançamento do livro “Na Mira do Fuzil”, de Rachel Gouveia, escritora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na última sexta-feira (15). 

A obra, fruto de pesquisa do pós-doutorado da autora, fala sobre a saúde mental de mulheres negras, a partir das experiências de mães e familiares de vítimas de violência armada que moram na cidade do Rio de Janeiro. “Traz um pouco de uma concepção de saúde mental, como essa produção do sofrimento a partir da experiência de mulheres negras, da negação da maternidade. Está muito bacana”, conta Rachel Gouveia. 

Além disso, com base no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, buscou-se pela lógica da encruzilhada tecer uma análise teórica e prática que tenha como base o pensamento decolonial, antirracista e antimanicomial. “Espero proporcionar inquietações e contribuições demonstrando que a aniquilação da população negra atravessa todas as dimensões da vida social e ampliar, assim, o debate com diferentes saberes para desvelar as contradições basilares da sociedade brasileira”, complementa a especialista. 

Na ação, também aconteceu uma palestra em alusão ao mês de março, que marca o Dia Internacional das Mulheres. “Tivemos a participação de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e muita gente que transita pela saúde mental”, finaliza Rizete Costa, professora da Unit-PE e presidente do Conselho Regional de Serviço Social.

Compartilhe: