ESTUDE NA UNIT
MENU

Como funciona a Clínica de Fisioterapia da Unit-PE? 

O espaço conta com a realização de atividades acadêmicas e de prestação de serviço aos cidadãos

às 15h10
Compartilhe:

A Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) faz parte de um espaço de atendimento Integrado de Saúde destinado a realização dos estágios supervisionados, aulas práticas das disciplinas clínicas, atividade de extensão e pesquisa, e atendimentos nas diversas áreas da Fisioterapia.

“Tais atividades demandam a realização de avaliações, intervenções e reflexões em processos fisioterápicos, visando o avanço do conhecimento científico, a formação dos discentes e o atendimento às necessidades da comunidade”, afirma Ivanacha Carneiro, Coordenadora do Curso de Fisioterapia. 

Os espaços da clínica tem como missão prestar assistência qualificada a todo cidadão dentro dos princípios dos órgãos fiscalizadores, formar e qualificar profissionais na área de saúde, desenvolver quando possível pesquisa científica e divulgar o conhecimento produzido, tornando-o acessível a quem de interesse. Os espaços disponíveis para os alunos e pacientes são: 

  • Laboratório Ginásio Adulto

O ginásio adulto é um espaço destinado às aulas práticas e aos atendimentos de pacientes com disfunções ortopédicas, reumáticas e lesões desportivas, incluindo a atenção a pacientes durante o pré e pós operatório, pacientes de traumatologia, reumatologia, geriatria e com diagnóstico oncológico, também aos atendimentos de pacientes com disfunções neurológicas centrais e lesões nervosas periféricas na idade adulta. Esse laboratório atende as necessidades práticas das disciplinas: fisioterapia neurofuncional, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia respiratória, fisioterapia traumato ortopédica, fisioterapia reumatofuncional e geriátrica, cinesioterapia, cinesiologia e biomecânica, fisiologia do exercício, semiologia em fisioterapia. 

  • Laboratório Ginásio Pediátrico 

O ginásio pediátrico é um espaço destinado às aulas práticas e aos atendimentos de pacientes infanto-juvenis, de 0 a 12 anos de idade, com disfunções consequentes a patologias características dessa faixa etária. Esse laboratório atende as necessidades práticas das disciplinas: fisioterapia na saúde da criança e tecnologia assistiva em fisioterapia.

  • Laboratório Eletrotermofototerapia 

O laboratório de eletrotermofototerapia disponibiliza aos alunos do curso de Fisioterapia da Unit-PE uma sala equipada para aplicação de recursos termoelétricos, eletroterapia, termoterapia e fototerapia. Nesse ambiente, também são realizadas aulas práticas e atendimento a pacientes mediante aplicação das diversas técnicas de recursos terapêuticos manuais. Esse laboratório atende as necessidades práticas das disciplinas: Eletrotermofototerapia, Recursos Terapêuticos Manuais, Fisioterapia traumato-ortopédica, Cinesioterapia, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Reumatofuncional e Geriátrica. 

  • Uroginecologia 

O espaço destinado para as práticas de uroginecologia conta com três salas e um banheiro adaptado. Nesse ambiente, são realizadas aulas práticas e atendimento a pacientes mediante aplicação das diversas técnicas com objetivo de tratar várias alterações relacionadas ao assoalho pélvico, como incontinência urinária, fecal, disfunção sexual e prolapsos genitais. Esse espaço atende as necessidades práticas das disciplinas: Fisioterapia em Uroginecologia.

Compartilhe: