Hoje em dia, há diversas oportunidades para estudantes ampliarem seus horizontes e enriquecer suas experiências educacionais, seja dentro do universo acadêmico ou não. Duas dessas possibilidades são o intercâmbio e a mobilidade acadêmica, termos muitas vezes usados de forma parecidas, mas que, na verdade, podem carregar nuances distintas, a depender do contexto.
A Mobilidade Acadêmica refere-se a programas de Instituições de Ensino Superior (IES), nos quais os alunos têm a oportunidade de estudar em instituições parceiras estrangeiras por um período específico. Esse período pode variar de alguns meses a um ano, proporcionando aos estudantes uma imersão cultural e acadêmica em um ambiente diferente do seu país de origem.
Por outro lado, o intercâmbio pode se referir a uma iniciativa tratada diretamente pela pessoa interessada em ter oportunidades internacionais, não se restringindo apenas ao âmbito acadêmico. Uma pessoa pode fazer intercâmbio voltado, por exemplo, em praticar idiomas e/ou focado em atividades empregatícias, etc.
Ambas as práticas têm o potencial de enriquecer a formação educacional e pessoal, promovendo uma compreensão mais ampla e holística do conhecimento e da diversidade cultural. Cabe aos estudantes escolherem a opção que melhor atende às suas aspirações e metas acadêmicas.
Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai) da Unit Pernambuco:
No Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, o estudante é selecionado, após aprovação nas etapas seletivas, para estudar um semestre de sua graduação em uma instituição parceira no exterior. Atualmente, o ProMai 2024.1 está com inscrições abertas até 31 de março.
Confira mais informações: