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Recursos do LinkedIn que podem impulsionar a carreira

A rede social oferece várias funcionalidades para os profissionais

às 15h16
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O LinkedIn é uma das principais plataformas utilizadas por quem procura emprego ou quer se destacar profissionalmente, tendo mais de 1 bilhão de usuários dentre empresas e profissionais em busca de um lugar no mercado de trabalho. A popularidade do aplicativo se dá pela conexão feita entre quem precisa trabalhar e quem quer contratar. Para isso, a ferramenta conta com diversas funcionalidades que podem ajudar a alavancar a carreira.

Uma delas é o uso de palavras-chave. Para que um perfil se destaque em meio a tantos outros, a utilização dessas expressões pode fazer com que ele seja mais facilmente encontrado na rede social por recrutadores de empresas. Para escolher essas palavras-chave, basta escrever os termos mais importantes para as vagas às quais se está concorrendo, como a função desejada e habilidades exigidas pelo mercado.

A aba de pesquisa da plataforma também pode ser uma grande aliada. Essa ferramenta permite pesquisar por vagas que combinem com o perfil profissional e acadêmico, mas também é possível realizar buscas avançadas. Para isso, usam-se palavras como “AND” (“e”, em inglês) para buscar mais de uma vaga ao mesmo tempo, ou “NOT” (“não”, em inglês) para excluir vagas indesejadas.

O LinkedIn também permite expor habilidades e conhecimentos, assim como é feito em um currículo. O aplicativo permite que sejam feitas avaliações para mostrar o nível do usuário em determinada competência. Para fazer esses exames, basta acessar o perfil e clicar na seção “Competências” e, em seguida, clicar em “Fazer teste de competência”. Os testes são de múltipla escolha sobre diversos assuntos e a aprovação acontece com o acerto de, no mínimo, 70% das questões. Caso haja reprovação, é possível repetir a avaliação após 3 meses.

Um outro recurso da plataforma que pode ser bastante útil é o “Social Selling Index” (SSI), que significa “Índice de Vendas Sociais”, em tradução livre. O indicador, criado pelo próprio LinkedIn, dá uma nota de 0 a 100 para cada perfil, de acordo com o desempenho do profissional, sendo 100 o melhor desempenho. Essa nota é atribuída levando em consideração a quantidade de conexões feitas no aplicativo e o nível de interação com elas, a implantação da marca profissional na rede social e alguns outros requisitos.

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