Na era digital, a presença online tornou-se crucial para o avanço profissional. O LinkedIn, desde seu lançamento em 2003, vem se consagrando como a maior rede social profissional do mundo, atingindo, recentemente, a marca de mais de 1 bilhão de membros.
De acordo com Newsletter Semanal da plataforma, mais de 58 milhões de empresas estão no Linkedin. Além disso, profissionais se envolveram com outras pessoas dentro e fora de sua rede, o que refletiu num salto geral de engajamento (22%).
Na plataforma, é possível fazer networking, anunciar, postar conteúdo, recrutar pessoas para seus negócios e se candidatar às vagas. Com isso, ela surge como uma ferramenta indispensável para aqueles que buscam expandir suas conexões, oportunidades de carreira e visibilidade no mundo corporativo, se posicionando, assim, como um profissional engajado e atualizado.
Desse modo, criar um perfil no LinkedIn é uma estratégia inteligente para construir uma marca profissional sólida. Contudo, não basta apenas criá-lo. Para que ele tenha melhor performance, os primeiros passos são: utilizar uma foto de perfil profissional com trajes adequados; especificar o cargo e as habilidade técnicas, aproveitando também o uso de palavra-chaves; mostrar as experiências profissionais; e, se possível, solicitar recomendações para as pessoas que trabalham ou já trabalharam para você.